Diário da Região

13/04/2009 - 07h41min

Informática

Mantenha seu computador longe dos vírus

Informática

Arquivo Vírus se disseminaram pela rede e hoje passam de 630 mil tipos
Vírus se disseminaram pela rede e hoje passam de 630 mil tipos
Na era da tecnologia, o e-mail é uma importante ferramenta de comunicação profissional e pessoal. Informar, contatar e agilizar o processo são apenas algumas de suas características positivas. Por outro lado, é pelo e-mail que se disseminam pela rede internacional de computadores uma série de invasores, como os vírus, causando prejuízos tanto a empresas como para internautas particulares. ?Na dúvida, não clique. Exclua a mensagem?, indica como antídoto o professor Ronildo Flausino dos Santos, do curso de Ciência da Computação do IMES Catanduva.

Ele explica que o e-mail funciona como um canal de recepção de alguns softwares (programas de computador) que causam sérios problemas como eliminação do sistema operacional, exclusão de arquivos pessoais, captura de informações pessoais como números de contas bancárias, senhas, números de cartões de crédito, de CPF, entre outros. Ele cita alguns dos invasores mais comuns. Os vírus são programas que se propagam infectando outros programas de computador, tornando-se parte deles. Eles podem apagar dados do disco rígido, desconfigurar o sistema operacional ou causar outros estragos. Há ainda o spyware, uma categoria de invasor espião cujo objetivo é monitorar as atividades de um sistema e enviar informações a terceiros. Os cavalos de Tróia são programas na forma de presentes (cartão virtual, álbuns de fotos, protetores de tela, etc). ?Além de executar tarefas para as quais foram aparentemente projetados, executam outras funções maliciosas, como instalar vírus ou abrir portas que podem ser acessadas remotamente por um invasor.?

Prevenção

A melhor maneira para prevenir os prejuízos que podem ser causados pelos vírus e por outros invasores é fazer varredura periódicas no computador com programas antivírus e anti-spywares (anti-espiões). ?É preciso manter os programas antivírus sempre atualizados, controlar a curiosidade para não abrir anexos vindos por e-mail (que podem ser vírus) ou clicar em links suspeitos?, orienta. Segundo o coordenador geral de Tecnologia da Informação do Centro Universitário de Rio Preto (Unirp), Gilson Fernando Laforga, deve-se também tomar cuidado com os sites que visita e com o uso do pen drives, especialmente se forem de outra pessoa. ?Não devem ser utilizados pen drives em computadores sem antivírus ou com antivírus desatualizado.?

A própria rede mundial de computadores disponibiliza programas antivírus gratuitos, que são considerados eficientes para sua função. Laforga indica cinco opções: Avira ( www.avira.com), AVG ( www.avg.com), Bitdefender ( www.bitdefender.com), Avast ( www.avast.com) e Clamwin ( www.clamwin.com). ?Os softwares protegem e auxiliam na remoção de vírus?, diz Santos.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso