X
X

Diário da Região

18/02/2015 - 15h49min

Cesareia

Israel descobre grande quantidade de moedas de ouro medievais

Cesareia


Israel divulgou nesta quarta-feira a descoberta da maior quantidade de moedas de ouro medievais já encontradas no país. O tesouro foi localizado acidentalmente por mergulhadores amadores e tem mais de mil anos.

A descoberta ocorreu duas semanas atrás perto de Cesareia, cidade portuária do país, e consiste em mais de duas mil moedas que pesam em torno de seis quilos, informou a Autoridade de Antiguidades israelense.

De acordo com o Diretor da Unidade Marítima de Arqueologia, Kobi Sharvit, as moedas foram provavelmente arrastadas por tempestades recentes na região e fornecem "evidências históricas fascinantes" da era Fatímida, nos séculos 10 e 11. A moeda mais antiga da coleção é um dinar produzido em Palermo, na Sicília, na segunda metade do século 9.

Segundo Sharvit, as moedas podem ter vindo de um navio que naufragou a caminho do Egito para entregar dinheiro de impostos ou de um navio mercante ao longo da costa do Mediterrâneo. Ele ainda afirmou que os arqueólogos esperam que as próximas escavações ajudem a "complementar o conhecimento de todo o contexto arqueológico, e assim responder as muitas questões que permanecem sem resposta sobre o tesouro".

Ao encontrarem as moedas, os mergulhadores acreditaram que fossem de brinquedo, mas acabaram mostrando-as para as autoridades. Arqueólogos da marinha, usando detectores de metal, acharam então um grande espaço com moedas de diversas denominações, dimensões e peso. Todas as moedas foram entregues ao governo.

Robert Kool, curador da Autoridade de Antiguidades, afirmou que as moedas estão em condições excelentes, não precisando de nenhuma limpeza, apesar de terem ficado no fundo do mar por um milênio. "O ouro é um metal nobre e não é afetado pelo ar ou pela água. Muitas das moedas encontradas estavam com marcas de dente e mordidas, prova de que foram inspecionadas pelos comerciantes", disse. Fonte: Associated Press.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso