X
X

Diário da Região

11/02/2015 - 11h39min

Teerã

Irã celebra aniversário da RevoIução em meio a acordo nuclear

Teerã


Manifestações e frases contra os Estados Unidos e Israel marcaram o aniversário da Revolução Islâmica de 1979 no Irã, nesta quarta-feira. No momento, o país busca um acordo permanente com as potências mundiais sobre seu contestado programa nuclear.

A televisão local transmitiu imagens das comemorações em Teerã e outras localidades no país. O presidente do Irã, Hassan Rouhani, se comprometeu a "não poupar esforços" para proteger os direitos da República Islâmica durante as negociações.

"As sanções não nos forçaram a entrar em um acordo, mas a impraticabilidade do grande número de pressões e o avanço significativo de nosso programa nuclear pacífico fez os Estados Unidos sentarem-se à mesa para a discussão. O Irã busca um resultado vantajoso para todos", disse Rouhani.

Tayyebeh Ahmadi, iraniana que participou da manifestação em Teerã, disse que as negociações motivaram os cidadãos a participar das festividades. "Esse ano nos tornamos maiores, os Estados Unidos vão entender que não poderão atingir seus objetivos durante os acordos", disse.

Nos últimos anos, o Irã tem aproveitado o aniversário da Revolução Islâmica para se manifestar contra as sanções impostas pelo Ocidente. Em novembro de 2013, o país chegou a um acordo provisório de um ano com os Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha no qual se comprometia a congelar seu programa nuclear em troca de menos sanções. As negociações foram estendidas para 30 de junho de 2014 na esperança de alcançar um acordo definitivo em março de 2015.

Os eventos desta quarta-feira celebram a data de 11 de fevereiro de 1979, quando os seguidores de aiatolá Ruhollah Khomeini derrubaram o xá Reza Pahlevi. Os Estados Unidos ajudaram o golpe de 1953 que levou Pahlevi ao poder e derrubou Mohammad Mossadegh, primeiro-ministro eleito e popularmente apoiado. Fonte: Associated Press.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso