X
X

Diário da Região

19/01/2015 - 19h43min

Brasília

Governo trabalha para evitar nova execução, diz assessor da Presidência

Brasília


O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse nesta segunda-feira que o governo fez tudo o que podia para que o brasileiro Marco Archer não fosse executado na Indonésia e que, agora, a preocupação será evitar que o mesmo aconteça com o paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, que também está preso no país por tráfico de drogas.

"Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance", afirmou. "A preocupação do governo brasileiro, já que não conseguimos ser exitosos na questão do primeiro executado, é que tenhamos pelo menos a possibilidade de resolver esse caso", afirmou. Questionado se uma nova execução abalaria ainda mais a relação com a Indonésia, Marco Aurélio disse que qualquer comentário seu poderia ser interpretado como uma "ameaça" ao país asiático. "Não quero dar a minha resposta nenhum caráter de ameaça. A preocupação fundamental é salvar uma vida."

O assessor apontou como um dos caminhos para evitar que Gularte seja executado a internação dele num hospital psiquiátrico, já que a família afirma que o paranaense sofre de esquizofrenia. "Essa é a possibilidade que está sendo trabalhada", disse. Questionado se Gularte era mesmo doente, o assessor afirmou ser "leigo" para tratar do assunto, mas que esse era o parecer do médico.

Marco Aurélio também disse que o governo espera pela chegada do embaixador do Brasil na Indonésia, Paulo Alberto da Silveira Soares, para conversar sobre a situação. A presidente Dilma Rousseff ordenou que Soares deixasse imediatamente o país em retaliação à decisão do governo indonésio de executar Archer. Esse é considerado um gesto forte nas relações diplomáticas, sinal de que as relações entre os dois países estão "gravemente abaladas". Segundo Marco Aurélio, não há prazo para a permanência do embaixador no Brasil. "Pode ficar um ano ou dois. Ele foi chamado para consultas mesmo."

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso