X
X

Diário da Região

04/03/2015 - 08h00min

Donetsk, Ucrânia

Explosão em mina da Ucrânia deixa 1 morto e dezenas de trabalhadores presos

Donetsk, Ucrânia


Uma explosão numa mina de carvão na madrugada desta quarta-feira matou um mineiro e deixou mais de 30 presos no local no leste da Ucrânia, informaram rebeldes e funcionários do governo ucraniano.

A explosão aconteceu na mina de Zasyadko, em Donetsk, cidade sob o controle dos rebeldes separatistas, autoridades rebeldes disseram que a explosão não foi provocada por bombardeios.

O leste da Ucrânia tem sido palco de combates entre forças do governo e rebeldes pró-Rússia há quase um ano, período no qual mais de 6 mil pessoas morreram.

No meio da tarde, a morte de um mineiro foi confirmada, 198 trabalhadores haviam sido retirados do local e o destino de outros 32 era desconhecido, informaram autoridades rebeldes de Donetsk.

A explosão aconteceu numa profundidade de mais de 1.000 metros, quando 230 trabalhadores estavam na mina, informaram autoridades separatistas em Donetsk em comunicado, acrescentando que a explosão foi provocada por uma mistura de gás e ar, causa comum de acidentes em minas industriais.

As operações de resgate estavam em vigor e pelo menos 157 trabalhadores haviam sido retirados da mina, informou uma autoridade rebelde de Donetsk.

Não era possível verificar os diferentes números divulgados por fontes diversas.

"Por enquanto, posso apenas dizer que 32 pessoas estão debaixo da terra. Uma delas morreu", declarou Ivan Prikhodko, chefe administrativo do distrito de Kiev, onde está localizada a mina, informou a Agência de Notícias de Donetsk. "Até que as equipes de resgate cheguem a elas, falar sobre quantas pessoas estão mortas é falta de ética, para dizer o mínimo."

Uma representante dos serviços de resgate na mina, Yuliana Bedilo, também disse que apenas uma morte havia sido confirmada.

"Quinze pessoas foram enviadas para centros de tratamento em Donetsk", disseram autoridades rebeldes em comunicado. O médico chefe de uma clínica da cidade, Emil Fistal, disse que seis mineiros estavam em estado grave.

Várias autoridades separatistas foram para o local onde a mina está instalada durante a manhã, mas todas se recusaram a responder perguntas ou fornecer detalhes sobre quantos trabalhadores ainda estão presos no local.

Mineiros que chegavam para iniciar o turno da manhã, horas após o acidente, reclamaram do longo histórico de violações de segurança na mina de Zasyadko. Um deles, que forneceu apenas seu primeiro nome, Kostya, disse que dois de seus irmãos ficaram feridos em explosões anteriores ocorridas na mesma mina.

"Trabalhamos como loucos por migalhas. Queremos que este lugar seja seguro. Queremos que nossas crianças possam trabalhar aqui", disse ele à Associated Press.

Em novembro de 2007, 101 trabalhadores foram mortos num acidente na mina de Zasyadko, considerada particularmente perigosa pela alta concentração de metano. Outros 52 trabalhadores foram mortos no início de dezembro daquele ano, e outros cinco morreram em outro incidente no final daquele mesmo mês. Fonte: Associated Press.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso