Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas hoje na explosão de uma granada durante a oração da sexta-feira em uma mesquita da cidade de Jammu, capital de inverno do estado indiano de Jammu e Caxemira. Segundo a polícia, pelo menos dois dos feridos se encontram em estado crítico. O atentado, cometido por desconhecidos, aconteceu na mesquita de Peer Mitha, no momento em que os fiéis muçulmanos rezavam no dia sagrado da religião islâmica. Os grupos separatistas muçulmanos anunciaram que seguirão com sua luta armada na região da Caxemira sob controle da Índia, apesar do acordo alcançado por Islamabad e Nova Délhi para negociar todos seus conflitos bilaterais, incluindo a disputa territorial por essa região do Himalaia.
Desde 1989, vários grupos guerrilheiros e terroristas muçulmanos lutam pela independência ou anexação ao Paquistão deste território de maioria de população islâmica, que ficou em parte sob controle da Índia após a divisão dos dois países depois da independência do Reino Unido, em 1947. Cerca de 45 mil pessoas morreram nestes quase 15 anos de violência, segundo as autoridades de Nova Délhi, embora os responsáveis políticos da Caxemira elevem a cifra para 65 mil e os rebeldes, para 100 mil vítimas.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Di´rio Im&ocute;veis
Di´rio Motors
Já sou assinante
Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:
Assine o Diário da Região Digital
Para continuar lendo, faça uma assinatura do
Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.