X
X

Diário da Região

27/02/2015 - 09h54min

Londres

Espionagem britânica é questionada sobre "Jihadi John"

Londres


As agências de espionagem britânicas são alvo de questionamento sobre como um jovem londrino, que estava no radar das autoridades por causa de investigações sobre terrorismo, conseguiu viajar para a Síria e se transformar no militante mascarado que ficou conhecido como "Jihadi John".

Autoridades identificaram o homem, que aparece em alguns vídeos decapitando reféns do grupo Estado Islâmico, como o programador de computadores Mohammed Emwazi, de 26 anos, nascido no Kuwait.

Emwazi era conhecido pelas agências de inteligência britânica desde 2009, por causa de investigações sobre o terrorismo islâmico na Somália e em outros países. Ele é apenas um morador do oeste de Londres que teria viajado para a Síria em 2012. Vários já morreram.

Chris Phillips, ex-diretor do Escritório Nacional de Segurança e Contraterrorismo do Reino Unido, disse nesta sexta-feira que o caso mostra que a polícia e as agências de inteligência não têm os recursos necessários para monitorar o crescente número de suspeitos.

Viúva de vítima quer que Jihadi John seja julgado

A viúva de um trabalhador britânico morto pelo Estado Islâmico disse querer que "Jihadi John" seja capturado e levado a julgamento. Dragana Haines, mulher de David Haines, disse à Associated Press, durante uma breve entrevista por telefone nesta sexta-feira, de sua casa na Croácia, que "eu realmente espero que ele seja capturado. Acho que seria uma boa lição para todos."

Haines, cujo marido foi morto por decapitação em setembro, disse que "as pessoas com esse tipo de crença acredita que a morte em combate é uma honra, algo especial". Ela afirmou que "seria melhor se ele acabasse num tribunal". Fonte: Associated Press.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso