Diário da Região

19/05/2011 - 17h30min

Recife

Em PE, grupo protesta em área ocupada há uma década

Recife

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) interditou ontem na manhã de hoje, por duas horas, o cruzamento das avenidas Dois Rios e Pintor Agenor de Albuquerque, no bairro do Ibura, em Recife, para comemorar 10 anos da ocupação de um terreno sem que nenhum programa habitacional tenha sido implantado. "É um descaso", afirmou a coordenadora estadual do movimento, Lidia Brunes.

Com faixas, bolo, refrigerante e sanduíche, os manifestantes cantaram parabéns e apagaram velinhas, no meio da rua, como forma de debochar do que consideram "inoperância" da prefeitura. Uma década depois, a ocupação, chamada "Lagoa da Conquista", continua, segundo o movimento, com lonas pretas onde acampam cerca de 500 sem-teto.

"A prefeitura desapropriou o terreno e nada mais", observou Brunes. De acordo com ela, o MTST apresentou à Caixa Econômica Federal dois projetos habitacionais para o terreno, que estão sendo analisados. "Estamos nos adiantando à prefeitura", acrescentou. Os projetos, para famílias com renda de zero a três salários mínimos, visam à construção de 350 moradias - 150 pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e 200 pelo programa "Minha Casa Minha Vida".

O trânsito foi liberado às 10h30, quando começou a chover forte na cidade. Sem detalhes, a prefeitura informou apenas que o terreno é do município e foi conseguida a emissão de posse para projeto habitacional.

De acordo com o MTST, hoje foi comemorado o Dia Nacional por Moradia Digna, com manifestações em 11 Estados, por uma política habitacional com prioridade para os pobres. Em Pernambuco, além da interdição do trânsito em Recife, o movimento também ocupou um terreno em Itambé, na Zona da Mata. "A área pertence ao governo do Estado e está sem função social", justificou a coordenadora estadual.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso