X

Diário da Região

28/12/2013 - 08h33min

Governador Valadares

Dilma libera Cartão de Desastre a Minas e Espírito Santo

Governador Valadares


Após sobrevoar ontem de manhã a cidade de Virgolândia, a 358 km de Belo Horizonte, uma das regiões mais castigadas pelas chuvas em Minas Gerais, a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação do Cartão de Desastre para os municípios que decretaram estado de emergência ou de calamidade no Estado e no Espírito Santo. Ela disse ter ficado "impactada" com as imagens da destruição causada pelas chuvas.

Questionada sobre a liberação de recursos para ajudar os municípios afetados pelas chuvas, a presidente explicou que isso acontecerá por meio do Cartão de Desastre. E voltou a criticar a burocracia para a liberação de recursos nos casos de desastres naturais. "Numa emergência não dá para liberar (recursos) pelos canais normais, por isso criamos o cartão, para superar a burocracia", disse.

Com o cartão, as prefeituras poderão ajudar famílias desabrigadas, com medicamentos e mantimentos, sem necessidade de convênio e assinatura de documentação com o governo federal. A presidente afirmou que a utilização dos cartões, que não têm limite, será monitorada. As prefeituras terão de fazer relatórios de gastos.

Dilma disse que os municípios que decretarem emergência ou calamidade pública recebem o cartão para pequenas obras e limpezas de rua, mas cobrou o controle dos gastos. "Damos o cartão e controlamos o que o prefeito vai gastar. Em princípio, não tem limite, mas estamos de olho nele, porque dinheiro público é dinheiro público", afirmou. "Temos uma extrema fiscalização que é eletrônica, online." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso