X
X

Diário da Região

04/03/2015 - 18h16min

Boston

Defesa de Tsarnaev admite que ele é culpado por atentado à Maratona de Boston

Boston


A defesa de Dzhokhar Tsarnaev, o jovem de origem chechena que está preso desde 2013, admitiu no primeiro dia do julgamento do atentado à Maratona de Boston que ele participou do planejamento e execução do ataque terrorista.

"Foi ele", disse a advogada Judy Clarke, uma das maiores especialistas em pena de morte dos Estados Unidos.

Clarke anunciou a culpa de Tsarnaev como parte de uma estratégia de livrá-lo da pena de morte. Ela vai tentar provar que o jovem foi influenciado por seu irmão mais novo.

Três pessoas morreram e cerca de 260 ficaram feridas quando duas bombas explodiram ao lado da linha de chegada da maratona, em abril de 2013. Tsarnave, então com dezenove anos, é acusado de realizar os ataques juntamente com seu irmão Tamerlan, que foi morto quando tentava fugir da polícia, dias depois.

"As evidências não irão tentar mostrar que Tamerlan apontou uma arma para Dzhokhar, ou forçou ele a se juntar ao plano", disse a advogada. "Mas vocês irão ver que tipo de influência seu irmão tinha."

A acusação de Tsarnaev irá tentar desqualificá-lo na medida do possível. Hoje, o promotor de justiça William Weinreb afirmou que a bomba fabricada pelos irmãos foi pensada para "estraçalhar pessoas e criar um espetáculo sangrento". "Ele acreditava que era um soldado de uma guerra santa contra os norte-americanos", disse Weinreb. "Ele também acreditava que o ataque o colocaria mais próximo de chegar ao paraíso. Este era seu motivo."

Especialistas dizem que Dzhokhar não deve escapar de ser considerado culpado, por causa da riqueza de provas que confirmam sua participação, entre elas, sua aparição em um vídeo mostrando a linha de chegada da maratona pouco antes da explosão.

A linha de argumentação da defesa, portanto, irá tentar salvar sua vida, ao dizer que Tamerlan era o idealizador do ataque. Clarke, em seu discurso de abertura, condenou as explosões, mas pediu ao júri que "mantenham seus corações e mentes abertos" até a fase em que é determinada a pena. Fonte: Associated Press.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso