X
X

Diário da Região

10/03/2015 - 15h08min

Salvador

Bahia lança equipamento de teste rápido para diagnóstico de dengue

Salvador


O governo baiano lançou nesta terça-feira um dispositivo capaz de diagnosticar em 20 minutos pacientes de dengue e febre chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Elaborado pelo subsecretário de Saúde do Estado, o infectologista Roberto Badaró, e desenvolvido por uma empresa carioca, o instrumento alia um teste químico, realizado com uma gota de sangue do paciente, a um aplicativo de celular, que cataloga sintomas e, por meio do GPS do aparelho, mapeia a área onde houve o contágio. Uma fita, com um reagente para uma proteína identificada nos pacientes das doenças, informa se a pessoa está infectada. Segundo a secretaria, a eficácia do diagnóstico chega a 99,8%.

A intenção do aparelho, segundo Badaró, é aliar a rapidez no tratamento ao paciente à agilidade de ações de combate a eventuais surtos, por meio de intervenções em áreas onde sejam identificados aumentos expressivos no número de casos.

De acordo com a secretaria, na primeira fase do projeto, 100 aparelhos estão sendo distribuídos para agentes comunitários testarem pacientes dos quatro municípios nos quais já foram confirmados casos de febre chikungunya no Estado - Salvador, Feira de Santana, Ribeira do Pombal e Riachão do Jacuípe. A intenção do governo é montar uma fábrica para produzir o equipamento. "Podemos ser um centro de tecnologia referência nessa área não só para o Brasil, mas para o mundo", diz o secretário Fábio Villas-Boas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso