X

Diário da Região

01/08/2014 - 12h18min

Paraty

Arquitetura moderna é debatida durante Flip

Paraty


A melhor forma de administrar a natureza a fim de garantir o desenvolvimento sustentável do progresso dominou a conversa entre o arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha e o crítico italiano Francesco Dal Có, na mesa realizada na noite desta quinta-feira, 31, em Paraty.

"Veneza é o exemplo do impossível tornado possível, ou seja, da cidade levantada onde não se imaginava possível", disse Dal Có, tratando do tema do encontro: a comparação entre a cidade italiana e Paraty. "Conviver com o conflito é o maior desafio do homem hoje."

Para Rocha, a relação está basicamente na natureza, vista por ele não como paisagem, mas como local de habitação. "Toda cidade surge como projeto dos mais altos desejos da necessidade humana. Para isso, a arquitetura é importante como solicitante em sua capacidade de promover a transformação da natureza para torná-la habitável."

A fim de melhor exemplificar esse conceito, o moderador Guilherme Wisnik lembrou de uma feliz observação do arquiteto brasileiro: quando se admira, por exemplo, o Corcovado da janela de um apartamento no Rio, a beleza não está apenas no monumento natural, mas no edifício onde a pessoa está e que lhe permite vislumbrar a paisagem a uma altura considerável e confortável. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso