Diário da Região

19/05/2011 - 12h55min

São Paulo

Alckmin oferece ajuda da Polícia Militar à USP

São Paulo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), informou hoje que pediu ao secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, que entre em contato com a reitoria da Universidade de São Paulo (USP) e ofereça auxílio na segurança da área do câmpus na capital. Alckmin ressaltou que as universidades têm autonomia pedagógica, financeira e administrativa, mas defendeu um trabalho de segurança integrado com a Polícia Militar (PM).

"Já falei com o secretário da Segurança Pública e ele vai fazer um trabalho em conjunto com a USP", disse, após participar, no Palácio dos Bandeirantes, de evento de entrega de prêmios do Programa Nota Fiscal Paulista. "As universidades, a USP, a Unesp e a Unicamp, têm autonomia universitária", ressaltou, antes de acrescentar. "Requisitada a polícia, ela estará presente".

Alckmin afirmou que a PM pode colaborar com o aumento da segurança na universidade, mesmo que seus homens não entrem no câmpus. "Agora, independente de estar dentro ou não do câmpus, a polícia pode ter um trabalho integrado com a segurança da USP", explicou. "Uma presença sem interferir no funcionamento da universidade. Uma presença policial preventiva".

O governador destacou ainda que uma operação em conjunto pode facilitar o acionamento da Polícia Militar em casos de emergência, como o ocorrido ontem à noite e que resultou no assassinato do estudante Felipe Ramos de Paiva, de 24 anos, no estacionamento da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). "Nesse caso, por exemplo, talvez o portão da universidade rapidamente poderia ter sido fechado", disse Alckmin.

Investigação

Uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está investigando se Paiva foi abordado por uma ou duas pessoas. Segundo testemunhas, o estudante teria sacado dinheiro em um posto bancário dentro do campus. A polícia já solicitou as imagens da câmera de segurança do posto.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso