Diário da Região

02/09/2011 - 16h05min

Rio

Acordo põe fim à crise na Orquestra Sinfônica Brasileira

Rio

Sergio Menezes Buraco na marginal da rodovia Washington Luís oferece risco
Buraco na marginal da rodovia Washington Luís oferece risco

Um acordo fechado hoje pôs fim à crise na Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). Trinta e cinco músicos que estavam sem tocar com a OSB desde o início do ano serão reincorporados. Outros cinco que haviam sido demitidos por justa causa terão os direitos trabalhistas pagos. Eles preferiram não ser readmitidos.

A crise que começou em janeiro, depois que os músicos se recusaram a participar de avaliações de desempenho impostas pela direção, teve muitas rodadas de negociação. A última durou um mês e resultou no acordo, que prevê a reintegração numa formação orquestral distinta e sem a regência do maestro Roberto Minczuck.

"É uma alegria ter terminado esse período de desconfiança e tensão. A instituição é maior do que todos nós", disse Fernando Bicudo, diretor artístico da OSB. "Foi bom para todo mundo. O fato de estar voltando para o lugar de onde nunca deveria ter saído é bom demais. Foram oito meses muito difíceis", disse Luzer David, violinista que representou os instrumentistas durante a crise.

Na semana que vem serão realizadas reuniões para detalhar como será feita a reintegração, e os ensaios devem começar em breve. Dos 35 instrumentistas, parte havia sido demitida e parte era de veteranos da orquestra que se solidarizaram, mas não chegaram a ser dispensados.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso