X
X

Diário da Região

15/03/2015 - 18h45min

'Fazendeiro da ZN'

Mané e seus pés de feijão

'Fazendeiro da ZN'

Sidnei Costa Manuel usa canteiro de avenida e beira de córrego para plantar o feijão de corda
Manuel usa canteiro de avenida e beira de córrego para plantar o feijão de corda

Quixadá fica a 2,2 mil quilômetros de Rio Preto, mas o seu Manoel Régio Sobrinho, de 69 anos, volta à terra natal todo dia na hora do almoço. Basta comer um prato de feijão de corda, que ele lembra imediatamente do Ceará. Detalhe, feijão que mesmo planta no canteiro central da avenida do Linhão no Solo Sagrado e à beira do córrego Piedadinha, no Itapema. Seu Manuel diz que o quilo de feijão de corda em Rio Preto não sai por menos de R$ 8. Para economizar essa grana, ele resolveu fazer a própria plantação.


"Feijão de corda é que dá um caldo gostoso. Não me dou com o feijão carioquinha, que não tem o mesmo gosto", diz. Como não tem dinheiro para irrigar a plantação, ele só planta o grão na época das chuvas, que vai de outubro até o começo de abril. "O que produzo, guardo em garrafas de plástico de refrigerante. Em cada uma dá pra colocar quase dois quilos de feijão. Ponho as garrafas em cima da laje de casa para secar. Como fica bem fechadinho, não estraga e nem dá caruncho", ensina o agricultor urbano.


A preferência do nordestino vem de família. Manuel diz que o pai viveu até os 99 anos porque todo dia tomava caldinho de feijão de corda. "Quero fazer o mesmo que meu pai para chegar aos 100 anos forte e com muita saúde", diz o fazendeiro da ZN.



Curta o Olá no Facebook


O Olá também está na na rede social (www.facebook.com/olariopreto). Este perfil é um canal livre de comunicação para a população participar opinando, criticando, sugerindo e reivindicando.


Desde já você está convidado a curtir e acompanhar a página do Olá no Face. Participe! Nos ajude a fazer uma cobertura dinâmica e abrangente. Só assim o Olá vai ficar ainda mais perto da região Norte e dos leitores.


Clique aqui e confira a edição digital do Olá - 13 de março de 2015

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso