X
X

Diário da Região

27/07/2016 - 00h00min

OLIMPÍADAS

Torben lamenta poluição na Baía de Guanabara

OLIMPÍADAS

Divulgação Secretaria retira 40 toneladas de sujeira da baía mensalmente
Secretaria retira 40 toneladas de sujeira da baía mensalmente

O coordenador-técnico da vela brasileira, Torben Grael, até tentou fugir do tema do lixo na Baía de Guanabara, uma das grandes preocupações dos velejadores para os Jogos do Rio. Mas, às vésperas do início da Olimpíada, ele voltou a lamentar a sujeira no mar. “Nossa arena foi entregue cheia de lixo. Você tem de tentar evitar, mas nem sempre é possível. Tem lixo que fica à meia altura na água e que você não vê direito”, afirmou.

O coordenador chegou a dizer que não daria entrevista, caso esse fosse o único tema. “Vou falar sobre a equipe e sem não houver outro assunto eu não vou falar mais. A gente falou ostensivamente quando ainda era possível fazer alguma coisa. Agora é inútil falar de lixo.”

Ricardo Winicki, o Bimba, que compete na categoria RS:X, acredita que nenhum velejador vá competir sem procurar lixo na quilha. “Os plásticos pequenos prejudicam muito. Você está indo a 40 km/h, cai para 35 km/h e começa a olhar para a sua quilha: ‘tem lixo ou não tem?’. E a pior coisa é quando não tem lixo. Você para porque acha que tem um plástico, você perde tempo e ainda descobre que é você que estava lento, mesmo”, afirmou.

Bimba reconhece que a situação melhorou e já não se vê nas raias portas de geladeira, sofás e objetos grandes. “Mas a nossa arena, que é o mar, foi esquecida. O lixo é considerado um obstáculo como qualquer outro. É como bater num golfinho. Vai reclamar para quem? Em março de 2015, teve um dia que ninguém conseguiu treinar. E era lixo vindo das ruas do carnaval carioca. Não adianta só culpar o governo”, destacou Bimba.

A Secretaria do Estado do Ambiente informa que tem retirado 40 toneladas de sujeira da baía mensalmente. Nos dias de regatas, ecoboats ficarão ao redor das áreas de prova para retirar o lixo flutuante. O trabalho começará pela manhã, antes das regatas. (AE)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso