Diário da Região

15/12/2002 - 19h12min

Campeão Brasileiro de 2002

Santos vence e conquista título inédito

Campeão Brasileiro de 2002

Terra Robinho abriu o placar e deu os passes para os outros dois gols
Robinho abriu o placar e deu os passes para os outros dois gols
O Santos venceu o Corinthians por 3 a 2, no estádio do Morumbi, em São Paulo, e voltou a conquistar um título importante após 18 anos, o último foi o Paulista de 1984, quando foi campeão sobre o próprio Corinthians. A equipe do Litoral também tornou-se a mais a jovem campeã da história do Nacional. A média de idade dos 13 jogadores santistas, que entraram em campo na partida decisiva deste domingo, é de 22 anos e cinco meses. O triunfo no Brasileiro também foi o primeiro de abrangência nacional do clube em 34 anos, desde que venceu o Torneio Roberto Gomes de Pedrosa de 1968. O Santos jamais havia vencido o Nacional, criado em 71. O Santos é o quinto time de São Paulo a ganhar o Brasileiro, juntando-se a Palmeiras, São Paulo, Guarani e o próprio Corinthians. Nenhum outro Estado tem tantos clubes campeões da competição. Para levar o título, o Santos teve de derrubar as vantagens de todos os adversários a partir das quartas-de-final, já que se classificou em oitavo. Antes do Corinthians, passou pelo badalado São Paulo (melhor time da fase de classificação) - com duas vitórias - e pelo Grêmio - com uma goleada e uma derrota.

A partida
O Corinthians iniciou o jogo muito bem e por pouco não abriu o placar logo no primeiro minuto. Após cruzamento na área santista, o atacante Guilherme cabeceou para grande defesa do goleiro Fábio Costa. Dois minutos depois, a equipe do Litoral perdeu o meia Diego, 17, que sofreu uma distensão na perna esquerda. O técnico Emerson Leão sacou a revelação santista e colocou Robert, o único remanescente da final de 1995 contra o Botafogo. Após o abafa corintiano no início, o Santos equilibrou a partida e também criou uma grande chance para marcar. Aos 11min, após cobrança de falta de Robert, o zagueiro Alex cabeceou sozinho, mas Doni salvou. Nos minutos seguintes, o equilíbrio foi marcante. As duas equipes não conseguiram passar pelas defesas adversárias, e praticamente Doni e Fábio Costa não tiveram trabalho entre o 12º e 35º minuto da etapa inicial. O panorama foi mudado pelo veloz Robinho, aos 36min. Em lance individual, a revelação santista pedalou na frente de Rogério e, quando entrou na área, foi derrubado pelo lateral corintiano. Carlos Eugênio Simon marcou pênalti. O próprio Robinho cobrou, no canto direito, e colocou o Santos à frente no marcador. Após o gol, o Corinthians melhorou e chegou duas vezes com perigo, mas, em ambas, parou na boa atuação de Fábio Costa.

No segundo tempo, o goleiro santista voltou a impedir o gol corintiano em duas defesas incríveis aos 14min e 15min. Na primeira, em cobrança de falta de Rogério, que desviou em Paulo Almeida, e, depois, em cabeçada de Fábio Luciano. O Santos conseguiu segurar a vantagem até os 30min, quando Gil cruzou da esquerda e Deivid, sozinho, cabeceou para diminuir para o time de Carlos Alberto Parreira, que ainda precisava de mais dois gols. A virada corintiana veio aos 39min. O zagueiro Anderson recebeu lançamento na área e tocou de cabeça por cima de Fábio Costa. O resultado deixou o Corinthians a um gol do título. No entanto novamente dos pés de Robinho saiu o gol que definiu o título nacional para o Santos. A revelação santista ganhou na velocidade de Fábio Luciano e tocou para Elano apenas chutar para o gol vazio. Nos acréscimos, Robinho tentou passar pelo Vampeta, que conseguiu cortar. A bola, no entanto, sobrou para o Léo, que driblou o marcador, e chutou forte no ângulo direito para fazer o gol da vitória.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso