Diário da Região

02/11/2011 - 08h26min

Fatalidade

Saltador sofre acidente em Rio Preto após voltar do Pan

Fatalidade

Guilherme Baffi Uchona estava de moto e bateu em um Fusca no bairro Eldorado
Uchona estava de moto e bateu em um Fusca no bairro Eldorado

Uma das promessas do atletismo brasileiro para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, o tanabiense Rafael Uchona, 19 anos, ficou com a vaga ameaçada após sofrer um acidente de trânsito, ontem à tarde, na rua Santa Paula, no bairro Eldorado, em Rio Preto.


Uchona, que defende a Associação Riopretense Pró Atletismo (Arpa/Smel/Flex/Centro de Excelência) e que voltou na semana passada do Pan de Guadalajara, teve parte da pele da canela direita arrancada durante o acidente e passou por cirurgia de reparação no Hospital Austa. O tempo de recuperação dele pode chegar a seis meses.


Segundo o fisioterapeuta do atleta, Ricardo Junqueira, Uchona deixou o treino ontem com sua moto Honda Titan 150cc. em direção à casa da namorada, a velocista e saltadora Vandilene Fernandes do Nascimento. Junqueira contou que Uchona transitava pela rua Santa Paula quando foi surpreendido por um Fusca, que estava estacionado.


“O carro teria saído repentinamente. A sorte é que o Rafael estava devagar e, mesmo assim, não deu tempo de evitar a colisão. Ele foi atingido na canela direita pelo para-choque do carro. O osso ficou exposto, mas não houve fratura”, disse Junqueira. Após o acidente, Uchona foi encaminhado ao Hospital Austa, onde passou por uma cirurgia reparadora. A operação, que demorou cerca de uma hora, foi realizada pelo cirurgião plástico Antônio Roberto Bozola.


Segundo Aristides Junqueira, um dos treinadores de Uchona e que acompanhou o atleta no hospital, a cirurgia foi um sucesso. “O médico nos disse que aproveitou o máximo de pele do local, evitando retirar pele de outras partes do corpo, o que poderia prejudicar o desempenho dele no futuro”, disse Aristides. “Vamos aguardar até a semana que vem para ver como estará a recuperação dele. Caso não precise de fazer uma nova cirurgia, utilizando pele de outras partes do corpo, esperamos que ele retorne aos treinos em até seis meses”, acrescentou.


Uchona terá alta ainda hoje e deve ficar em Tanabi até o retorno ao médico, na próxima semana. “O curioso é que hoje (ontem) eu conversei muito com o Uchona sobre a oportunidade de ele buscar o índice para a Olimpíada de Londres. Depois recebi a notícia do acidente. Ainda bem que o atleta está bem”, disse Aristides. No Pan de Guadalajara, Uchona não conseguiu saltar 2,15m e ficou sem medalha.


Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso