X
X

Diário da Região

03/04/2015 - 02h23min

Natação

Rio-pretense disputa o Maria Lenk

Natação

Sergio Isso Andressa Simião, de 20 anos, tenta garantir vagas no Pan de Toronto e no Mundial da Rússia
Andressa Simião, de 20 anos, tenta garantir vagas no Pan de Toronto e no Mundial da Rússia

A nadadora Andressa Simião Sango, 20 anos, do Sesi de Rio Preto, cai nas águas das piscinas do Fluminense, no Rio de Janeiro, para a disputa o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação - Troféu Maria Lenk -, a partir de segunda-feira, em busca do índice para disputar o Pan-Americano de Toronto, em julho, no Canadá, e o Mundial de Kazan, na Rússia, marcado para agosto.

Andressa vai competir nos 50 metros, 100m e 200m peito, que é sua especialidade. "Já fui duas vezes ao Maria Lenk, mas nunca tive resultados expressivos. No Brasileiro Aberto, no ano passado, consegui ficar em quarto lugar e a diferença para o campeão foi de um segundo", disse a nadadora, que ainda tem uma pontinha de esperança de disputar uma Olimpíada e, porque não, a do Rio de Janeiro, no ano que vem.

Natural de Cassilândia, no Mato Grosso do Sul, a atleta veio para Rio Preto aos 4 anos de idade, começou a nadar um ano depois e, com 8 anos, começou a competir pelo Sesi. "Depois saí do clube, nadei pelo Automóvel Clube até 2011 e, em 2012 e 2013, fui para o Pinheiros, de São Paulo", conta a competidora, que tenta obter a marca de 2m28s97, índice do Mundial e também olímpico. "Meu melhor tempo é 2m34s43, mas tenho a expectativa de abaixar para 2m30."

Aliás, sua marca já é suficiente para o Pan-Americano, porém, apenas 18 atletas irão compor a Seleção Brasileira. "Preciso lutar muito para estar no Pan e vai ser tudo ou nada neste Brasileiro", disse a atleta, que é treinada por Eduardo Alampe. "Ela é a atual quarta melhor no ranking nacional nos 200m peito, além de ter tido várias conquistas no ano passado, como o bronze no revezamento 4 x 100m medley no Troféu José Finkel", informou Alampe, que trabalha com outros nove atletas federados e 24 vinculados ao Sesi.

Beatriz Azzolini e Pamela Alencar Souza são as suas principais concorrentes de Andressa nos 200m peito, cuja fase de classificação acontecerá na terça-feira. Os 100m peito, onde seu melhor tempo é 1m12s74, serão disputados na quinta-feira, e os 50m (ela tem como melhor tempo 33s60) serão no sábado, dia 11.

Outro rio-pretense que estará na competição é Fábio Arikawa Santi, especialista no nado de costas. Ele defende o Pinheiros, de São Paulo, e disputará as provas dos 50m (sexta-feira, dia 10), 100m (segunda-feira) e 200m (sábado, dia 11). Revelado pela Aquática, ele também defendeu o Automóvel Clube e hoje luta por índices para garantir vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro do ano que vem.

Campeã europeia estará no torneio

Principal competição brasileira do ano, valendo como tomada de índice para o Mundial de Kazan (Rússia), o Troféu Maria Lenk começa segunda-feira, na piscina do Fluminense, no Rio, sem a participação de estrangeiros consagrados. Diferente dos últimos anos, os principais clubes do País decidiram cortar investimentos e competir com equipes caseiras.

No ano passado, por exemplo, o Minas Tênis contratou Femke Heemskerk e Inge Dekker, holandesas campeãs olímpicas, enquanto que o Corinthians se reforçou com a dinamarquesa Jeanette Ottesen Gray. Desta vez, a grande novidade é Duane da Rocha, campeã europeia dos 200m borboleta. Ela nasceu no Brasil, mas cresceu em Málaga e por isso escolheu a cidadania espanhola. Ela vai competir pelo Pinheiros.


Assista vídeo da nadadora:

 

 

 

 


 

>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso