X
X

Diário da Região

22/03/2016 - 00h00min

ELIMINATÓRIAS

Preocupada com zika, CBF distribui repelentes no Recife

ELIMINATÓRIAS

Lucas Figueiredo /MoWA Press Jogadores que se apresentaram, começaram a treinar ontem na Granja Comary
Jogadores que se apresentaram, começaram a treinar ontem na Granja Comary

Além do retorno do atacante Luis Suárez à seleção uruguaia, outro assunto que toma conta do confronto entre Brasil e Uruguai que será sexta-feira, na Arena Pernambuco, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, é a preocupação com a contaminação por dengue ou vírus zika. Para tentar minimizar o problema, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promete distribuir 100 mil sachês de repelente aos torcedores.

Estimativa feita pelo Ministério da Saúde aponta que Pernambuco foi o 5º Estado com o maior número de casos prováveis da doença no ano passado, com 34.579 registros. Neste ano, a Secretaria da Saúde de Pernambuco aponta 5.766 casos suspeitos. O Estado nordestino é um dos epicentros do surto de zika no País, já que é campeão de notificações de casos de microcefalia, má-formação que pode ser desencadeada pelo vírus. Boletim mais recente do ministério mostra que, de 1º de agosto de 2015 até 12 de março, 1.779 bebês nasceram com suspeita de microcefalia em Pernambuco.

Não só os brasileiros estão preocupados. Chegou a ser cogitada a transferência da partida para outro local. Natal era uma das opções. Com o jogo confirmado para a Arena Pernambuco, a CBF e a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) fizeram ações para tentar amenizar a situação. A entidade máxima do futebol brasileiro firmou uma parceira com a empresa farmacêutica Cimed, que distribuirá os repelentes para torcedores no dia da partida. Também os jogadores terão que usar o produto constantemente, enquanto estiverem em solo pernambucano.

O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, manteve contato com o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, para tratar do tema e pedir que sejam tomadas atitudes preventivas para a partida, como dar maior atenção para a limpeza nos arredores da arena. Já a AUF divulgou um comunicado para a imprensa uruguaia em que dá recomendações para torcedores e jogadores usarem repelentes durante as 24 horas do dia, pois além da zika, o mosquito também é transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso