Diário da Região

10/08/2012 - 09h43min

Londres

Por doping, COI retira ouro de ciclista em Atenas/2004

Londres

Apenas alguns dias antes do prazo de oito anos expirar, o Comitê Olímpico Internacional (COI) retirou formalmente do ciclista norte-americano Tyler Hamilton, nesta sexta-feira, a medalha de ouro que o atleta conquistou na Olimpíada de Atenas, em 2004. O resultado obtido por ele foi anulado por causa do uso de doping.

Com a decisão do COI, o ouro da prova de estrada dos Jogos de Atenas de 2004 acabou ficando para o russo Viatcheslav Ekimov, que desta forma se tornou tricampeão olímpico, depois de ter levado o ouro na prova de perseguição em Seoul/1988 e na do contra-relógio em Sydney/2000.

Já o norte-americano Bobby Julich, que havia ficado em terceiro lugar em Atenas/2004, acabou subindo um degrau no pódio e garantiu a prata, enquanto o bronze foi herdado pelo australiano Michael Rogers, então quarto colocado em 2004.

Depois de anos de negativas, Hamilton admitiu ao programa "60 Minutes", da rede de TV CBS, no ano passado, que usou repetidamente drogas para melhorar a sua performance nas competições de ciclismo. Em seguida, o COI pediu para a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA, na sigla em inglês) que fornecesse documentações sobre o caso para poder redistribuir as medalhas daquela prova.

"A Hamilton será solicitado devolver a medalha e haverá uma troca de medalhas com os outros atletas", afirmou Mark Adams, porta-voz do COI, cujo estatuto prevê um limite de oito anos para alterar resultados olímpicos depois do acontecimento dos mesmos.

Após confessar ter feito uso de doping, Hamilton enviou uma carta ao presidente do COI, Jacques Rogge, no último dia 28 de junho, na qual ele se prontificou a devolver de forma voluntária a sua medalha e pediu pela retirada do seu nome do grupo de campeões olímpicos.

O Comitê Olímpico Russo pressionou por várias vezes para que o ouro fosse dado a Ekimov. Em 2006, os russos fracassaram na tentativa de tirar a medalha de Hamilton após terem um apelo negado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês). Porém, após o norte-americano confessar o uso de doping, Ekimov pode ser considerado de forma oficial um tricampeão olímpico.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso