X
X

Diário da Região

03/08/2016 - 00h00min

Olimpíadas

Renato Augusto deve ser titular na estreia do Brasil

Olimpíadas

Lucas Figueiredo / MoWA Press 2/8/2016 Renato Augusto durante treino da seleção: último jogador a se apresentar, ele garante que o time está pronto
Renato Augusto durante treino da seleção: último jogador a se apresentar, ele garante que o time está pronto

Último jogador a se apresentar à seleção olímpica, o meia Renato Augusto aposta na consciência tática que o caracteriza para se adaptar rapidamente à equipe e às propostas do técnico Rogério Micale. No pouco tempo de convivência com os jogadores, ele diz ter percebido que o grupo está pronto para lutar por medalhas e ele preparado para fazer sua parte. O meia deve ser titular na estreia, nesta quinta-feira, dia 4, contra a África do Sul, no Mané Garrincha, em Brasília.

Renato Augusto é um dos três jogadores com idade acima de 23 anos da seleção. Aos 28, diz ter aprendido a ler o jogo e considera esse um dos principais legados que obteve no decorrer da carreira. “Você começa a ter uma obediência tática diferente, enxergar o jogo de outra forma. Mais novo, eu pensava individualmente, em procurar o drible e arriscar um pouco mais. Hoje jogo mais recuado, tenho outra visão”.

Um dos trunfos que Renato Augusto diz ter é a capacidade de fazer várias funções dentro de campo. “Tenho facilidade de jogar em todas as posições do meio de campo, mais recuado e mais à frente. Já joguei de tudo na China. Aberto, de centroavante, meia, mas nos últimos jogos eu venho jogando de segundo volante ao lado do Ralf”, contou o atleta do Beijing Gouan.

Ele diz estar “gostando bastante” do pensamento do técnico Rogério Micale, e não se assusta com o fato de ele ter filosofia ofensiva. Para Renato Augusto, basta que todos tenham consciência e disciplina tática que o esquema dará resultados. “Jogar com três atacantes não quer dizer que só vai jogar pra frente; com três volantes, não quer dizer que é defensivo. Futebol hoje é muito diferente, não existe mais jogador que só ataca ou só marca”.

Susto

Neymar levou um susto durante o treino da seleção olímpica nesta terça-feira, no estádio Bezerrão, na cidade-satélite do Gama, próximo de Brasília. Ele caiu em campo reclamando de dores no tornozelo direito, depois de uma dividida com Rodrigo Caio. O choque o ocorreu quando o atacante treinava arrancadas e dribles em cima do zagueiro. O craque estava em uma das áreas e voltou para o meio de campo mancando, após atendimento médico. Tirou a chuteira, mexeu no local e depois a calçou para prosseguir o treinamento.

Micale deu uma pista de como pretende montar o time para a estreia na Olimpíada, nesta quinta-feira. Renato Augusto deve entrar no lugar de Rafinha e Weverton, convocado na vaga de Fernando Prass, deve iniciar jogando. Assim, o time teria Weverton; Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos; Thiago Maia, Renato Augusto e Felipe Anderson; Gabriel Barbosa, Gabriel Jesus e Neymar.

O treino da seleção foi marcado pela desorganização. Os torcedores fincavam pé na porta do estádio querendo assistir à atividade. O acesso dos torcedores, porém, não estava previsto e representantes do Comitê Organizador tiveram de pedir ajuda à polícia para organizar a entrada.

Tite viaja para ver amistosos

A nova comissão técnica da Seleção Brasileira assumiu com um objetivo claro: buscar a classificação para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Fora de campo, no entanto, Tite e sua equipe também têm outras metas e tentam promover algumas mudanças. Entre elas, melhorar a relação da CBF com os clubes, tanto no Brasil quanto no exterior.

Pelo menos foi isso que explicou o preparador físico da seleção, Fábio Mahseredjian. “Vamos buscar essa aproximação. Claro que com os clubes brasileiros é mais fácil, mas vamos falar com os de fora também. Temos de dar uma contrapartida para eles também, sempre que um jogador voltar para o seu time após uma convocação Já estávamos fazendo isso.”

Mahseredjian já está há dois anos trabalhando como preparador físico da Seleção, mas só agora deixou o cargo que também ocupava no Corinthians. Nesta terça, ele embarcou para sua primeira viagem nesta nova função, ao lado de Tite e do coordenador técnico Edu Gaspar. Eles vão acompanhar jogos nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde assistirão os amistosos: Bayern de Munique x Real Madrid, Liverpool x Barcelona e West Ham x Juventus.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso