X
X

Diário da Região

13/08/2016 - 00h00min

Rio-pretense luta por medalha

Luis Flávio é auxiliar técnico da seleção masculina de futebol da Coreia do Sul

Rio-pretense luta por medalha

Arquivo pessoal Luis Flávio possui um currículo invejável, com mais de 50 títulos
Luis Flávio possui um currículo invejável, com mais de 50 títulos

Um rio-pretense está na luta por medalha nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, mas defendendo as cores de outro país. Luis Flávio Buongermino, de 65 anos, integra a comissão técnica da seleção de futebol masculino da Coreia do Sul, que avançou na primeira fase como líder do Grupo C, ao somar sete pontos, na frente da Alemanha e deixando para trás México e Fiji. Ele é auxiliar técnico e coordena a preparação física da equipe, que neste sábado, às 19 horas, encara Honduras, no Mineirão, por vaga na semifinal.

Buongermino, que estudou na escola Cardeal Leme e foi lançado no time profissional do Rio Preto como jogador aos 17 anos, possui uma carreira vitoriosa no esporte e agora sonha com um pódio olímpico. “Nossa classificação era esperada depois do empate contra a Alemanha. Posso dizer que os jogadores e treinadores brasileiros contribuíram e ainda contribuem para o crescimento do futebol asiático”, disse Buongermino, que já foi aos Jogos de Atlanta 1996 e na Copa do Mundo da Franca de 1998 com a seleção do Japão.

“Melhor se vier uma medalha. Posso dizer que as outras seleções podem brigar pela prata e bronze, pois o ouro é do Brasil. A qualidade é indiscutível”, emendou. Buongermino rasga elogios à organização das Olimpíadas. “É excelente e a colaboração do povo tem sido de vital importância para esse sucesso. Estou acostumado a ir em competições internacionais e aqui no Brasil não estamos devendo nada aos outros eventos”, comentou.

Já são duas décadas e meia de trabalho fora do país e o rio-pretense, após os jogos, quer voltar para casa e realizar mais um sonho, o de ser treinador de futebol no Brasil. “Se um clube deixar eu trabalhar e cumprir os compromissos com os jogadores e comissão técnica, pode ter certeza que os objetivos serão alcançados”, disse Buongermino, que já tem uma proposta para permanecer na Coreia ou voltar ao Japão.

São mais de 50 títulos nacionais e internacionais. “Tive momentos inesquecíveis em Rio Preto. Fui lançado pelo João Avelino em 1967 no Rio Preto e depois joguei no São Carlos, cidade onde me formei em educação física, em 1971”, relembra. “Iniciei minha carreira no América com o Vail Mota e fui em 1973 para ser campeão do torneio Paulistinha com o Rio Preto do treinador Rubens Minelli. Daí dei continuidade como preparador físico e treinador em algumas ocasiões.”

O último trabalho no Brasil foi pelo Caxias, em 2009, mas passou por grandes como Vasco, Santos, São Paulo, Palmeiras, Portuguesa. “Peguei três gerações, vários clubes e seleções. Aprendi com inúmeros treinadores. Não ligo para esse negócio de divisão. É dar condições de trabalho que os resultados vêm.”

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso