X
X

Diário da Região

19/08/2016 - 00h00min

CANOAGEM

Isaquias Queiroz chega à segunda medalha e ainda disputa mais uma prova

CANOAGEM

Adam Pretty/Getty Images 18/8/2016 Depois de ganhar prata na C1 1.000 metros, Isaquias Queiroz ontem ficou em terceiro lugar nos 200 metros da canoagem
Depois de ganhar prata na C1 1.000 metros, Isaquias Queiroz ontem ficou em terceiro lugar nos 200 metros da canoagem

Isaquias Queiroz conquistou nesta quinta-feira a medalha de bronze na canoagem velocidade, percurso de 200 metros nos Jogos Olímpicos. Esta foi a segunda medalha conquistada por Isaquias nos Jogos do Rio. Na última terça-feira, ele ficou com a prata na C1 1.000 metros. Com isso, Isaquias tornou-se o quinto brasileiro com duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos.

Além do canoísta, o grupo tem os nadadores Gustavo Borges (prata nos 200m livre e bronze nos 100m livre em Atlanta-1996) e César Cielo (ouro nos 50m livre e 100m livre em Pequim-2008) e aos atiradores Afrânio da Costa (prata no individual e bronze por equipe) e Guilherme Paraense (ouro no individual e bronze por equipe), ambos na Antuérpia-1920.

O baiano, porém, tem como meta subir três vezes ao pódio no Rio. Ele ainda vai disputar a C2 1.000m em dupla com Erlon de Souza. Os dois foram campeões mundiais no ano passado e são favoritos ao ouro olímpico. As semifinais serão nesta sexta-feira, com a final sendo disputada no dia seguinte.

Na prova do C1 200m, disputada nesta quinta na Lagoa Rodrigo de Freitas, o brasileiro ficou atrás do ucraniano Iurii Cheban, que levou o ouro, e de Valentin Demyanenko, do Azerbaijão, que faturou a prata.

Principal nome da canoagem de velocidade brasileira, o baiano de Ubaitaba fechou a prova em 39s638. Cheban foi campeão olímpico com 39s279. Já Demyanenko fechou a prova em 39s493.

Favorito ao ouro, Isaquias não conseguiu repetir o desempenho que teve no Mundial de Canoagem de Milão do ano passado, por exemplo, quando concluiu os 200 metros em 38s915 e também levou o bronze - caso tivesse o mesmo desempenho, teria faturado a medalha de ouro no Rio-2016.

Após fazer um início de prova ruim, figurando nas últimas posições, Isaquias conseguiu se recuperar, mas só garantiu o seu lugar no pódio na parte final, em uma disputa muito acirrada com o espanhol Alfonso Benavidez Lopez de Ayala, que foi apenas 0s021 mais lento do que o brasileiro.

‘Quero fazer história’

Isaquias já é o atleta brasileiro mais ‘medalhado’ dos Jogos do Rio. Mas o baiano de 22 anos quer mais. “A canoagem nunca tinha conquistado uma medalha. Quero fazer história”, disse Isaquias, após conquistar o bronze.

Ele teve um início ruim de prova e só garantiu o pódio ao conseguir realizar uma grande recuperação na reta final. Por isso, comemorou muito o bronze, ainda mais que a sua sensação inicial foi de que não tinha conquistado um lugar no pódio.

“Achei que tinha perdido e ficado fora do pódio. Estava com raiva porque achei que tinha ficado em quinto ou sexto lugar. Uma medalha olímpica não é para qualquer um”, ressaltou.

Isaquias admitiu que o nervosismo o atrapalhou no início da prova. “Fiquei um pouco nervoso na saída porque eu não podia errar, mas acabei errando. Errei a remada e o barco deu uma patinada. Por isso, acabei perdendo o ouro”, explicou.

Na hora de receber a medalha de bronze, o baiano quebrou o protocolo e sambou em cima do pódio. “Eu estava eufórico.”

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso