X
X

Diário da Região

20/08/2016 - 00h00min

Vôlei

Brasil passa fácil pela Rússia e decide o título contra a Itália

Vôlei

Celso Pupo/Fotoarena/Estadão Conteúdo 19/8/2016 Lucarelli ataca sobre o bloqueio duplo do time russo durante a partida de ontem no Maracanãzinho
Lucarelli ataca sobre o bloqueio duplo do time russo durante a partida de ontem no Maracanãzinho

A torcida brasileira há algumas partidas canta “o campeão voltou” no ginásio do Maracanãzinho para embalar as vitórias da seleção masculina de vôlei nos Jogos Olímpicos do Rio. Agora só falta uma vitória para o resultado corresponder à música. A missão restante é encarar a Itália na decisão deste domingo pelo ouro, às 13 horas, pois pelo menos até a semifinal, vencida nesta sexta-feira sobre a Rússia por 3 sets a 0 (25/21, 25/20 e 25/17), a equipe tem mostrado merecer a canção.

A repetição, quase um mantra, ganhou força pela caminhada difícil nos Jogos do Rio-2016. O Brasil perdeu dois jogos na primeira fase, esteve perto de ser eliminado e só passou às quartas de final em uma complicada vitória sobre a França. Foi nesta noite que a torcida comemorou o resultado com a repetição de “o campeão voltou” para demarcar o poderio de uma nação que pela quarta vez seguida vai disputar o ouro olímpico.

Nenhuma outra seleção mantém regularidade tão impressionante. A tradição de medalhas iniciada quando o técnico Bernardinho era jogador, em 1984, teve como auge o ouro em 1992 e também em 2004 Curiosamente, o adversário nesta decisão mais recente foi a mesma Itália, contra quem o Brasil vai tentar recuperar o posto de campeão, após dois vices para Estados Unidos e Rússia.

A chance de enfrentar a Itália, para quem perdeu na primeira fase, é oportunidade semelhante à desta sexta-feira. A semifinal foi o reencontro dos dois finalistas dos Jogos de Londres, em 2012, mas não foi tão disputado como se pensava. Mesmo com quatro remanescentes para cada lado, o clima de revanche não foi dos maiores. O público no Maracanãzinho tratou a semifinal olímpica de maneira bem menos efusiva do que as quartas de final contra a Argentina. Os russos levaram poucas vaias. Traumatizado pela virada há quatro anos, quando abriu 2 a 0 e viu o título escapar, o Brasil conduziu o jogo sem dar brechas para o adversário.

Na outra semifinal, Itália e Estados Unidos fizeram um grande confronto e os italianos por 3 sets a 2, parciais de 30/28, 26/28, 9/25, 25/22 e 15/9. A decisão do bronze entre Estados Unidos e Rússia será neste domingo, às 9h30.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso