X
X

Diário da Região

20/08/2016 - 00h00min

RIO-2016

Brasil encara a Alemanha em busca do inédito ouro olímpico

RIO-2016

Lucas Figueiredo / MoWA Press 19/8/2016 NULL
NULL

Um antigo sonho do futebol brasileiro pode se tornar realidade neste sábado, no mais emblemático estádio de futebol do planeta: a seleção olímpica enfrenta a Alemanha no Maracanã, às 17h30, em busca do inédito e histórico ouro olímpico. É o único título que falta a um País outrora acostumado a conquistas, mas que faz algum tempo nada ganha.

Se vier, a medalha vai consagrar uma nova geração de jogadores, um técnico desconhecido até pouco tempo atrás e sobretudo um jogador, o craque do time: Neymar. Medalhista de prata quatro anos atrás, em Londres, o capitão Neymar preparou-se especialmente para a Olimpíada. Quer fazer dela a porta de entrada para a história e admite: “Não vai ter outra chance melhor, outro momento que seja melhor do que esse.”

O Brasil já tem cinco títulos de Copa do Mundo, ganhou Copa América, Copa das Confederações, competições diversas. Falta-lhe, porém, o ouro olímpico. Uma medalha que já escapou três vezes em finais - Los Angeles-1984, Seul-1988 e Londres-2012. Por isso conquistá-lo, ainda mais em casa e com o ingrediente extra de a decisão ser contra a Alemanha, será consagrador.

“Sei que (o jogo) nos remete a uma história recente, mas não temos nada a ver com isso. Vamos viver a nossa história”, disse o técnico Rogério Micale. “Não temos de pensar em revanche, temos de pensar no ouro”, acrescentou o meia Renato Augusto.

O Brasil chega embalado à decisão. Após dois empates iniciais por 0 a 0 com África do Sul e Iraque, com futebol contestável, venceu seguidamente Dinamarca (4 a 0), Colômbia (2 a 0) e Honduras (6 a 0). São 12 gols marcados e nenhum sofrido, única defesa invicta e melhor da competição.

Contra os habilidosos, perigosos e entrosados alemães, a seleção vai manter o esquema ofensivo que vem dando certo. Rogério Micale repete a escalação das outras partidas com quatro jogadores de ataque, apenas um volante específico (Walace), mas que prima pela mobilidade e disciplina tática. “Temos uma essência ofensiva e não vamos mudar. O time tem de ser equilibrado, mas sem abandonar nossa essência”, disse.

Jogo perigoso

Rogério Micale prevê uma partida duríssima contra um adversário que chega igualmente forte na decisão, consequência de uma campanha semelhante à do Brasil: dois empates nas duas primeiras partidas e quatro vitórias, com 21 gols marcados (melhor ataque) e 5 sofridos. “Conheço a Alemanha não por essa equipe, mas pelo modelo de jogo adotado em todas as categorias. Procura ter domínio com a posse de bola, com os três homens da frente afunilando e dando espaço para a passagem dos dois laterais. É um jogo perigoso”, analisou.

Atual campeã do mundo, a Alemanha também luta pelo primeiro ouro. O título de 1976, em Montreal (Canadá), foi conquistado pela Alemanha Oriental. A rigor, os alemães têm apenas um bronze, ganho em Seul-1988.

Ficha técnica

Brasil - Weverton; Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos; Walace, Renato Augusto e Luan; Neymar, Gabriel Barbosa e Gabriel Jesus. Técnico: Rogério Micale.

Alemanha - Horn; Toljan, Matthias Ginter, Süle e Klostermann; Sven Bender, Lars Bender e Meyer; Brandt, Davie Selke e Gnabry. Técnico: Horst Hrübesch.

Árbitro: Alireza Faghani (Irã). Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, neste sábado, 20, às 17h30, com transmissão ao vivo pelas TVs Globo, Band, SporTV, ESPN Brasil e Fox Sports.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso