X
X

Diário da Região

05/08/2016 - 00h00min

BASQUETE

Astros da NBA se dizem atentos para confirmar favoritismo

BASQUETE

Fábio Motta/Estadão Conteúdo 4/8/2016 Seleção norte-americana treinou no Brasil pela primeira vez nesta quinta-feira: estreia é amanhã, às 19 horas, contra a China
Seleção norte-americana treinou no Brasil pela primeira vez nesta quinta-feira: estreia é amanhã, às 19 horas, contra a China

Os maiores favoritos à medalha de ouro em esportes coletivos, curiosamente, estão com medo de zebras nos Jogos do Rio-2016. A seleção masculina de basquete dos Estados Unidos começou nesta quinta-feira, 4, a treinar no Brasil preocupada com os jogadores da NBA que se desenvolveram jogando junto com a estrelas da versão 2016 do “Dream Team”.

A estreia da equipe será neste sábado, 6, contra a China. O confronto mais esperado da fase de grupos será contra a Sérvia, vice-campeã mundial em 2014. Medalhistas 14 vezes em 17 participações nos Jogos, os norte-americanos trouxeram ao Rio um elenco longe do ideal. Estrelas como Stephen Curry, Russell Westbrook, James Harden e LeBron James não puderam vir.

As baixas fazem o elenco de 12 jogadores ter somente dois remanescentes do ouro em 2012: Kevin Durant e Carmelo Anthony. “Cerca de 20% da NBA é formada por jogadores estrangeiros. Então, temos que tratar com respeito essa competição”, disse o técnico Mike Krzyzewski.

O novato Kyle Lowry, armador do Toronto Raptors, afirmou que a presença de estreantes em Olimpíada ajuda no bom rendimento. “Como a maioria nunca esteve nos Jogos, sinto que há muita vontade de buscar o ouro”, comentou.

Os norte-americanos chegaram na quarta-feira de manhã e apenas nesta quinta iniciaram as atividades. A equipe fez um treino na Arena Carioca e, à tarde, liberou os jogadores para entrevistas no Parque Olímpico. Todos demonstraram ser bastante atenciosos e procuraram se sentar durante as entrevistas para minimizar a grande diferença de altura e facilitar o contato visual nas conversas.

Um dos mais procurados foi Anthony. O jogador vai disputar pela quarta vez os Jogos e disse saber quanto é mais doloroso para os Estados Unidos voltarem para casa sem o ouro. “Sei como o resto do mundo vê o basquete americano. Em 2004, senti como é estar no lado ruim, mas já também experimentei o topo. Meu objetivo é liderar o time nessa jornada”, disse o ala do New York Knicks.

O fracasso citado pelo jogador foi o bronze em Atenas. A derrota na semifinal, seguida dois anos depois por outro terceiro lugar no Mundial, mexeu com os brios. Os episódios são lembrados como um alerta para não se acomodar.

Diretor da seleção, Jerry Colangelo assumiu o cargo em 2006 e explicou que a equipe chega ao Rio confiante por um trabalho de mudança de mentalidade. “Tivemos de mudar a cultura e mostrar para a comunidade do basquete que todos tinham de nos respeitar”, disse.

A delegação norte-americana, junto com convidados e familiares, está instalada em um navio de luxo atracado na cidade do Rio de Janeiro. A escolha se deu pelo conforto, segurança e privacidade. “É a primeira vez que me hospedo em um navio, mas não acho tão estranho. Eu me sinto como se estivesse em um hotel. O lugar é enorme! Estamos bem acomodados e estamos nos sentindo bem”, explicou DaMarcus Cousins, pivô do Sacramento Kings.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso