X
X

Diário da Região

03/08/2016 - 08h03min

Rio 2016

Após passar por todas as regiões do país, Tocha Olímpica chega na cidade do Rio

Rio 2016

foto: Tomaz Silva/Agência Brasil A chama olímpica chegou ao estado do Rio de Janeiro depois de viajar por todo o Brasil. A primeira cidade fluminense a receber a tocha foi Paraty, no sul do estado (foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
A chama olímpica chegou ao estado do Rio de Janeiro depois de viajar por todo o Brasil. A primeira cidade fluminense a receber a tocha foi Paraty, no sul do estado (foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Depois de percorrer 20 mil quilômetros em terra, a Tocha Olímpica chegará na manhã desta quarta-feira, 3, na cidade do Rio de Janeiro. O símbolo dos jogos passou por mais de 300 cidades em 26 estados e no Distrito Federal.

A chama olímpica desembarcou no Brasil no dia 3 de maio na capital federal. A jogadora de vôlei Fabiana deu a largada para o revezamento, que terminará no dia 5 de agosto, no Estádio do Maracanã, local onde será acesa a Pira Olímpica e celebrada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A chama foi acesa no dia 21 de abril, em frente ao Templo de Hera, localizado na cidade grega de Olímpia.

Durante o percurso, a tocha foi levada de rapel, de barco, passou por pontos turísticos do país, cidades históricas e por comunidades indígenas. No total, serão 12 mil condutores, entre eles atletas, celebridades, ex-atletas, empresários, apoiadores do esporte e anônimos, que representaram a população.

A passagem da chama foi marcada por protestos sobre o atual momento político vivido pelo país e também por alguns incidentes. Em Porto Alegre, duas pessoas tentaram interferir no revezamento para apagar a chama. Em Guarulhos (SP), uma pessoa foi detida depois de tentar invadir o local delimitado. Em Manaus, a morte de Juma, a onça-pintada que participou de cerimônia durante a passagem da tocha e depois foi abatida, causou comoção nas redes sociais. Na ocasião, o Comitê Organizador da Rio 2016 admitiu que errou ao permitir a exibição da onça durante o evento.

No estado do Rio, a tocha ingressou pela bela cidade de Paraty e hoje cedo e chegou à capital do estado, onde acontecerá os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Ao chegar à Escola Naval pelas mãos do atleta olímpico Lars Grael, a chama olímpica foi entregue ao prefeito Eduardo Paes, em cerimônia oficial que contou com as presenças do governador do estado em exercício, Francisco Dornelles, e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Paes será o primeiro condutor da tocha olímpica na cidade e vai levá-la até as proximidades do Bossa Nova Mall, shopping ao lado ao Aeroporto Santos Dumont, onde a entregará à Rebeca Morais dos Santos, aluna do 9º ano do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch, em Santa Tereza.

Rebeca vai conduzir a tocha até a estação do VLT próximo ao Santos Dumont, onde a chama embarcará e seguirá até a Cinelândia. Na Cinelândia, o fogo passará para as mãos do gari Renato Sorriso, que acenderá o primeiro Marco Olímpico da cidade.

Após passar em frente ao Teatro Municipal, o comboio seguirá até a Cidade do Samba e dali vai para a Baixada Fluminense

Veja abaixo como é a tocha por dentro e as cidades por onde o símbolo olímpico passou

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso