Diário da Região

05/09/2011 - 10h50min

Roma

Greve no futebol italiano é encerrada após acordo

Roma

Edvaldo Santos A Feira do Produtor é realizada no Recinto de Exposições
A Feira do Produtor é realizada no Recinto de Exposições

A greve no futebol da Itália está encerrada depois que a Associação dos Jogadores Italianos e a liga assinaram um contrato coletivo temporário, permitindo que a temporada 2011/2012 seja iniciada no próximo fim de semana. O novo contato se encerra em junho. Tradicionalmente, os acordos têm período de validade de três temporadas.

A greve dos jogadores adiou o início do Campeonato Italiano, que estava agendado para começar no fim de semana dos dias 27 e 28 de agosto, e as duas partes queriam chegar a um acordo antes da segunda rodada, que começa na sexta-feira com o atual campeão Milan enfrentando a Lazio no San Siro.

Embora os detalhes ainda não tenham sido revelados, era esperado que o acordo estipulasse um prazo de 30 dias para resolver o último impasse - uma cláusula sobre o direito dos jogadores de treinarem com o elenco principal. Os clubes defendiam o direito de afastar os jogadores que estariam fora dos planos da comissão técnica e de negociá-los.

"Foi uma pena ter tal controvérsia acirrada", disse Maurizio Beretta, presidente da Série A, responsável pela organização do Campeonato Italiano. "Os clubes obtiveram muito do que eles queriam. É um acordo muito inovador".

As alterações no pacote de austeridade do governo eliminaram o outro grande conflito, um imposto de solidariedade que seria aplicado aos altos salários. "A boa vontade dos jogadores nessa negociação deve ser notada", disse Damiano Tommasi, presidente da Associação dos Jogadores Italianos. "Se Beretta diz que os clubes obtiveram muito, isto deve significar que não haverá muito mais a discutir para o novo contrato que vai durar depois deste acordo de curto prazo".

O conflito entre os jogadores e a liga acontece desde que o último acordo coletivo expirou em junho de 2010. Os jogadores marcaram duas greves durante a primeira metade da última temporada, mas ambas foram evitadas com acordos verbais de última hora.

A associação dos jogadores propôs um contrato temporário de um ano até 30 de junho como uma medida de emergência de última hora para evitar uma greve. Os clubes rejeitaram a proposta em um primeiro momento, mas depois mudaram de posição. "A coisa mais importante foi a vontade da liga de avaliar nossa proposta na semana passada", disse Tommasi.

Os outros jogos deste fim de semana são: Cesena x Napoli, Juventus x Parma, Catania x Siena, Chievo Verona x Novara, Fiorentina x Bologna, Genoa x Atalanta, Lecce x Udinese, Roma x Cagliari, e Palermo x Inter de Milão. A data em que serão disputadas as partidas da primeira rodada não foi definida.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso