X
X

Diário da Região

10/07/2016 - 00h00min

'QUINTAL LUSO'

França recebe Portugal na final da Eurocopa, em Paris

'QUINTAL LUSO'

François Mori/Associated Press/Estadão Conteúdo Com três gols, Cristiano Ronaldo é o artilheiro lusitano na Eurocopa.
Com três gols, Cristiano Ronaldo é o artilheiro lusitano na Eurocopa.

A final da Eurocopa de 2016 em uma circunstância particular: atletas das duas seleções jogarão em casa. A partida será realizada às 16 horas (de Brasília) no Stade de France, em Saint-Denis, na periferia de Paris - a cidade mais portuguesa da Europa fora de Portugal. Com mais de 750 mil portugueses vivendo em solo francês, a capital foi dividida entre o orgulho do azul, vermelho e branco da equipe de Griezmann e o verde e vermelho do time de Cristiano Ronaldo. Favorita, a França pode ser tricampeã.

O favoritismo francês se explica pela campanha dos dois times. Exceção feita à semifinal com a Alemanha, vencida por 2 a 0, quinta-feira, no estádio Velódrome, em Marselha, a equipe de Didier Deschamps não teve dificuldades para passar por adversários de menor expressão, como Romênia, Albânia e Suíça na fase de grupos, além de Irlanda e Islândia - que bateu a Inglaterra - na fase eliminatória. Nesses confrontos os Bleus somaram cinco vitórias e um empate, além do melhor ataque da competição.

Já Portugal teve um percurso atípico para um finalista. Classificado em terceiro da sua chave, que tinha Hungria, Islândia e Áustria como adversários, empatou todos os jogos da fase de grupos, classificando-se em terceiro. Nas oitavas, venceu a Croácia por 1 a 0, voltou a empatar contra a Polônia nas quartas e só venceu sua segunda partida na semifinal contra o País de Gales, por 2 a 0. Em nenhuma ganhou no tempo regulamentar.

Nas estatísticas, a diferença de trajetórias é marcante. De um lado, a França soma 13 gols, marcando em 16,7% das vezes em que chuta a gol. Portugal marcou ao todo oito gols, com taxa de conversão inferior: 9,6% de suas finalizações. Enquanto Griezmann, herói da campanha francesa, é o artilheiro do campeonato, com seis gols, Cristiano Ronaldo soma três - o mesmo que outros dois adversários, Giroud e Payet.

Não bastasse a diferença de campanhas, o histórico dos confrontos entre as duas seleções também é favorável aos verdadeiros donos da casa. Desde 1926, França e Portugal se enfrentaram 24 vezes, com uma vantagem avassaladora: 18 vitórias francesas. Três confrontos são considerados históricos: as semifinais da Euro de 1984 e de 2000 e a semifinal da Copa do Mundo de 2006. Em todas, a vantagem foi dos Bleus, graças aos gols dos ídolos Platini e Zidane.

Ficha técnica

França - Lloris; Sagna, Koscielny, Umtiti e Evra; Sissoko, Matuidi, Pogba e Payet; Griezmann e Giroud. Técnico: Didier Deschamps.

Portugal - Rui Patrício; Cédric, Fonte, Bruno Alves e Raphael Guerreiro; Danilo, Adrien Silva, João Mário e Renato Sanches; Cristiano Ronaldo e Nani. Técnico: Fernando Santos.

Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra).
Local: Stade de France, em Saint-Denis (Grande Paris), às 16 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo das TVs Band, Globo e pelo canal por assinatura SporTV.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso