Diário da Região

02/11/2011 - 09h46min

Calendário

FPF vai manter fórmula de disputa do A-1

Calendário

Arquivo Del Nero está à frente da FPF desde agosto de 2003
Del Nero está à frente da FPF desde agosto de 2003

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo del Nero, confirmou ontem que a fórmula de disputa do Campeonato Paulista deste ano será mantida para o torneio de 2012. O cartola diz que a competição deste ano, vencida pelo Santos, foi alvo de elogios dos clubes. “Em 2012 vai permanecer o mesmo formato de disputa, pois foi muito interessante e um sucesso neste ano”, afirmou Del Nero, durante evento de lançamento da bola e dos uniformes dos árbitros para 2012, realizado na sede da federação.


Disputado por 20 clubes, o Paulistão teve a sua primeira fase disputada em turno único, com 19 rodadas. Os oito melhores se classificaram para as quartas de final, disputadas em sistema de mata-mata, em jogo único, assim como as semifinais. Apenas a decisão é realizada em jogos de ida e volta. A permanência da fórmula de disputa deve ser homologada pela entidade no Conselho Arbitral marcado para segunda-feira.


O presidente do Mirassol, Edson Ermenegildo, disse que o clube se adaptou bem ao regulamento deste ano. “É ótimo que continue porque os clubes do Interior têm chances de chegar à fase decisiva, como aconteceu conosco”, disse Ermenegildo, relembrando as quartas de final contra o Palmeiras, quando o Leão foi derrotado por 2 a 1. “É uma fórmula justa e além disso não poderia ser mudada para cumprir a exigência do Estatuto do Torcedor (que obriga as entidades organizadoras a manterem o mesmo regulamento por no mínimo dois anos)”, acrescentou.


O debutante Catanduvense não se opõe a fórmula em vigência do Paulistão. “Somos caçulas e não temos direito de falar muito. Temos é que nos adequar à fórmula”, disse o presidente Walmor Peruzzo, ressaltando que o grande objetivo do clube é se manter na elite. “Estamos fazendo as coisas com os pés no chão. Temos uma meta de chegar à Série B do Brasileiro até 2015 e, para isso, precisamos fazer um bom Paulistão e garantir classificação na Série D.” A tabela do estadual de 2012 ainda não foi divulgada, mas a CBF reservou o período entre 21 de janeiro e 13 de maio para os estaduais no próximo ano.


Já a bola foi alterada após ser alvo de críticas, principalmente dos goleiros, pelo excesso de gomos amarelos. Em 2012, a bola será mais “limpa”, quase toda branca, exceto pelas faixas vermelha e amarela. Ela foi batizada com o nome de KV Carbon 12 Velocity. Também há diferenças nos uniformes dos árbitros. As camisas são mais brilhantes por conta do tecido de poliéster utilizado. O amarelo está abolido e os uniformes são de três cores: laranja, verde-limão e preto. (com Agência Estado)


Catanduvense contrata dois


O Catanduvense anunciou ontem a contratação de dois reforços para o Paulistão 2012. O volante Fábio Rodrigues da Rocha, o Fabinho, 33 anos, que trabalhou com o técnico Roberval Davino em 2009 e 2010 no Metropolitano, de Blumenau-SC, e estava no Brusque-SC, e o zagueiro Marcus Vinícius Moser Loos, 22 anos, que pertence ao Grêmio de Porto Alegre-RS e está emprestado ao Metropolitano.


Fabinho assinou contrato até maio de 2012 com o Bruxo. Já o zagueiro chega por empréstimo junto ao Grêmio e terá 70% de seus salários pagos pelo clube gaúcho. “Foi indicação do Roberval, está tudo acertado com o Grêmio, mas o Marcus Vinícius só se apresenta dia 21, depois que acabar seu vínculo com o Metropolitano”, disse o supervisor de futebol do Catanduvense, Wagner Violin.


Fabinho, que também defendeu o Brasil de Pelotas-RS se apresenta na próxima semana. Marcus Vinícius, de 1,94 metro e 90 quilos e que já defendeu o ASA de Arapiraca-AL e o Boavista do Rio de Janeiro, só vem no dia 21. “Ele é jovem, alto, bem rápido e bom no jogo aéreo. Teve toda sua base no Grêmio e se encaixa naquilo que o Roberval está pensando para nosso setor defensivo”, emendou Violin, que já enviou o contrato de empréstimo para o atleta assinar.


A apresentação oficial do Catanduvense para o início dos trabalhos visando o Paulistão será na próxima terça-feira, às 15h30, no estádio Silvio Salles. Antes, o clube de Catanduva já havia acertado as contratações do lateral esquerdo Anderson Paim (ex-São Carlos) e do atacante Osny, que ficou parado no segundo semestre após ser um dos heróis na conquista do acesso pelo Catanduvense.


O lateral direito Junior Barbosa, que ainda cumpre contrato com o Mirassol, os volantes Du, Jeferson e Ricardo Oliveira, e os atacantes Samuel e Fabinho, também remanescentes do A-2, se apresentam ao técnico Roberval Davino na terça.


Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso