Diário da Região

29/06/2002 - 17h07min

Em clima de decisão

Final terá audiência de 1,5 bilhão de pessoas

Em clima de decisão

Reuters No ensaio para este domingo, só as bandeiras dos finalistas
No ensaio para este domingo, só as bandeiras dos finalistas
A final da Copa do Mundo entre o Brasil e a Alemanha no domingo será assistida por 1,5 bilhão de pessoas no mundo, a maior audiência da história da televisão, segundo a transmissora suíça do evento. "1,5 bilhão é a expectativa para a partida final - acumuladas as 64 partidas, esperamos mais de 40 bilhões de espectadores", disse o executivo-chefe da Host Broadcast Services (HBS), Francis Tellier, neste sábado. Cerca de uma em quatro pessoas no planeta vai assistir ao jogo final - é de longe a maior audiência por um único programa de TV, segundo a HBS. A HBS pertence à KirchSports, um subsidiária suíça da falida empresa de mídia alemã KirchMedia, e foi contratada em 1999 para fornecer a 200 dos transmissores imagens de televisão das Copas de 2002 e 2006. A empresa é composta por 2.800 diretores, câmeras, técnicos e outros para cobrir o Mundial deste ano - bem mais do que será necessário na Alemanha, daqui a quatro anos. "Basicamente, é três vezes o trabalho e assim três vezes o orçamento", disse Tellier.

"Você tem uma Copa na Coréia, uma no Japão e depois você tem que organizar essas duas Copas e pôr em uma só para que o público veja uma só Copa. O orçamento total da HBS para cobrir essa Copa do Mundo é de cerca de 134 milhões de dólares, dos quais 70 por cento está sendo gasto em equipamento." A escala operacional é de 2.000 quilômetros de cabos - mais do que suficiente para ligar Seul a Tóquio. E ainda 800 toneladas de equipamentos foram levadas aos estádios e centros de transmissões, com 260 câmeras e 2.800 monitores de televisão em operação, com 1.000 comentaristas de futebol nas partidas. O staff de operação da transmissão da final no estádio Internacional de Yokohama já estava em operação neste sábado, pois a HBS já se prepara para o show final da maratona da Copa do Mundo. Os toques finais são checados enquanto os operadores das câmeras preparam seus equipamentos para a grande final. Cerca de 23 câmeras serão usadas no domingo, na final entre Brasil e Alemanha, incluindo a câmera dentro do gol que foi lançada em 2002.

O homem por trás de tudo isso no domingo é o diretor de TV Volker Weicker, um veterano de 25 anos de experiência em dirigir eventos ao vivo. Weicker vai selecionar as imagens, gráficos e reprises em câmera lenta captadas por sua equipe de câmeras e engenheiros, compilando isso tudo em um programa que vai ser mostrado em todo o mundo. A maioria de seus câmeras são alemães, mas Weicker assegura que o público no Brasil não precisa temer uma cobertura parcial na telinha. "O coração vai bater com um time, mas são todos profissionais assim como eu - queremos nos divertir como os jogadores no campo. Queremos produzir uma grande final", disse Weicker.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso