Diário da Região

02/09/2011 - 07h43min

Bled, Eslovênia

Fabiana Beltrame faz história com título mundial de remo

Bled, Eslovênia

Arquivo Fabiana Beltrame conquistou o título de campeã mundial de remo
Fabiana Beltrame conquistou o título de campeã mundial de remo

A brasileira Fabiana Beltrame fez história nesta sexta-feira ao conquistar o título mundial de remo na final da prova skiff simples leve (até 69 kg), em Bled, na Eslovênia. É a primeira vez que um atleta do País conquista uma medalha em um Mundial Absoluto da modalidade.

Fabiana havia se classificado para a final da prova na última quinta-feira, com o segundo melhor tempo das semifinais, ficando atrás apenas da norte-americana Ursula Grobler, fato que a deixou confiante para esta sexta. "Eu estava determinada a ganhar aqui e ninguém ia me tirar isso. Estava determinada e era um sonho ganhar esse ouro. Estou muito feliz e espero que seja o primeiro de muitos títulos que o Brasil possa conquistar no remo", afirmou a atleta do Flamengo, em entrevista ao SporTV, logo após obter o título histórico.

A remadora se emocionou ao ouvir o Hino Nacional na cerimônia de premiação e recebeu a medalha de ouro com a sua filha Alice no colo. "Ela (Alice) que me deu toda a força para continuar treinando, mesmo sem saber. Quero agradecer muito ao Flamengo, meu clube de coração, que está sempre me apoiando, e a todos que me deram força. Muito obrigada por tudo", reforçou Beltrame, que já havia obtido um feito relevante, em junho, ao conquistar o primeiro ouro do Brasil em uma etapa da Copa do Mundo, em Hamburgo, na Alemanha, também competindo na prova do skiff simples leve.

Fabiana, por sua vez, passou boa parte desta temporada treinando na Alemanha e agora consagra sua evolução na modalidade. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, ela disputou a prova do skiff simples e terminou apenas na 19.ª colocação, depois de também ter participado da Olimpíada de 2004, em Atenas. O skiff simples leve, porém, não é uma prova olímpica. Com isso, ela precisará competir em outro tipo de disputa da modalidade para poder sonhar com uma medalha nos Jogos de Londres, em 2012.

Na prova desta sexta-feira, Beltrame chegou a sair atrás de suas competidoras na largada, mas depois iniciou uma forte arrancada, assumiu a liderança e conseguiu colocar dois barcos de vantagem sobre a segunda colocada para ganhar a prova com o tempo de 7min44s58. A medalha de prata foi conquistada pela suíça Pamela Weisshaupt, que cravou 7min48s24, enquanto a alemã Lena Mueller ficou com o bronze ao marcar 7min50s44.

SEMANA HISTÓRICA - Beltrame ganhou o ouro inédito para o remo do Brasil em uma semana histórica do esporte olímpico do País, já que na última terça-feira Fabiana Murer conquistou o título do mundo na prova do salto com vara, em Daegu, na Coreia do Sul, e se tornou a primeira competidora do País, entre homens e mulheres, a subir ao lugar mais alto do pódio em um Mundial de Atletismo outdoor.

Curiosamente, assim como Murer, Beltrame também é treinada pelo seu marido, Gibran Cunha. Elson Miranda é o treinador da mais nova campeã mundial do salto com vara.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso