X

Diário da Região

03/06/2015 - 15h24min

Após corrupção

Europeus e jordaniano admitem disputar eleição da Fifa

Após corrupção

O fim do reinado de Joseph Blatter não significa o fim da guerra. A mesma batalha será travada quando diferentes grupos começarem a buscar nomes para a corrida presidencial. O príncipe da Jordânia, Ali bin Hussein, que perdeu a eleição na semana passada, já indicou que será um dos candidatos. Mas o grupo de 133 federações que apoiaram Blatter, entre elas, o Brasil, buscarão alternativas a um nome que estaria ligado à Europa.
Em seu discurso, ele insistiu que tomou a decisão pelo bem do futebol. "Embora os membros da Fifa tenham me escolhido presidente, não pareço estar apoiado pelo mundo do futebol, formado por jogadores e clubes. Vou continuar exercendo a minha função como presidente até um novo presidente ser escolhido", disse Blatter.
Quem vai coordenar a eleição e as reformas é Domenico Scala, o auditor chefe da Fifa. "Serão mudanças profundas", disse. Segundo ele, a partir da convocação da eleição, a Fifa terá de dar quatro meses para que candidatos se apresentem. Para Scala, o trabalho agora será o de criar as condições para "uma transição ordenada". "Essa era a melhor decisão", disse Scala.
Candidatos ao trono de Blatter não faltam. O jordaniano Ali já se lançou ao pleito. O ex-jogador Figo e o presidente da Federação Holandesa, Michael Van Praag, também admitem concorrer ao cargo. Michel Platini, presidente da Uefa, é cogitado.
Nesta terça-feira, Joseph Blatter deixou a sala de conferências da Fifa sem responder aos jornalistas e sem olhar o público. O evento foi organizado de última hora e pegou até seus aliados mais próximos de surpresa. Depois de 39 anos como parte da Fifa, ele tem um fim melancólico e ameaçador.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso