Diário da Região

03/10/2010 - 16h03min

Karlovy Vary

Estados Unidos ganham o título no Mundial de Basquete

Karlovy Vary

Os Estados Unidos confirmaram o favoritismo e conquistaram neste domingo o título do Mundial Feminino de Basquete, disputado na República Checa. Na final realizada na cidade checa de Karlovy Vary, as norte-americanas derrotaram a seleção anfitriã por 89 a 69 e foram campeãs pela oitava vez na história da competição, repetindo os feitos de 1953, 1957, 1979, 1986, 1990, 1998 e 2002.

Com o título, as norte-americanas também retomaram a hegemonia no basquete feminino, que havia sido perdida na última edição do Mundial, há quatro anos, no Brasil, quando a Austrália foi a campeã. E a conquista na República Checa ainda garantiu aos Estados Unidos uma vaga na Olimpíada de Londres, em 2012.

A cestinha da final do campeonato foi a armadora norte-americana Angel McCoughtry, com 18 pontos, enquanto Diana Taurasi contribuiu com outros 16 e Tina Charles conseguiu fazer 13 pontos e pegar 10 rebotes. No lado da vice-campeã República Checa, o destaque foi a pivô Petra Kulichová, com 14 pontos.

Jogando em casa, com apoio de sua torcida, a República Checa começou bem a partida e dificultou o trabalho dos Estados Unidos. No final do primeiro tempo, o placar apontava uma pequena vantagem, de cinco pontos, para as norte-americanas - 40 a 35.

No terceiro quarto, no entanto, o panorama do jogo mudou. Os Estados Unidos tomaram o controle, melhoraram o aproveitamento nos arremessos e, com muita força no garrafão, abriram vantagem no marcador. No total, foram 44 rebotes para as norte-americanas, sendo 19 ofensivos, contra apenas 29 das checas, o que fez com que a diferença chegasse a 25 pontos. No último período, foi só administrar a partida e esperar o apito final.

Apesar da derrota, a torcida reconheceu o esforço das anfitriãs, que realizaram campanha surpreendente, passando por equipes favoritas, como a Austrália, para chegar à decisão, e aplaudiram de pé as jogadoras que levaram a República Checa à sua melhor colocação na história de um Mundial de Basquete, tanto no masculino quanto no feminino.

Enquanto isso, a campanha brasileira foi decepcionante no Mundial da República Checa. Depois de uma primeira fase ruim, na qual foi derrotada pela Coreia do Sul e pela Espanha, a seleção melhorou um pouco, conseguiu vencer o Japão, mas acabou eliminada pelas checas. Após bater o Canadá e novamente as japonesas, o Brasil encerrou sua participação na nona posição.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso