X
X

Diário da Região

08/12/2015 - 00h00min

Meninas superpoderosas

Elas fizeram história

Meninas superpoderosas

Leandro Martins/AllSports Jogadoras do time rio-pretense com medalhas e o troféu domingo em São José
Jogadoras do time rio-pretense com medalhas e o troféu domingo em São José

O inédito título do Brasileirão de Futebol Feminino, após empatar em 1 a 1 com o São José, domingo, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, assegura ao Rio Preto/Smel a possibilidade de projetar seu nome no cenário internacional. O Jacaré será um dos representantes brasileiros na Taça Libertadores de 2016. Mesmo caminho que fez a Ferroviária de Araraquara, que neste ano foi campeã continental, após faturar a Copa do Brasil e o Brasileiro ano passado.

O São José também jogou o torneio continental por ser vice-campeão. O Kindermann, de Santa Catarina, venceu a Copa do Brasil deste ano e garantiu vaga na edição de 2016 da Libertadores. “Ainda não caí na real, acredito que só vou conseguir depois de dormir um pouco”, disse a diretoria Dorotéia de Souza Oliveira. “Espero que isso abra várias portas, pois é um título de grande importância”, acrescentou.

A Libertadores feminina é promovida desde 2009 pela Conmebol, só saiu do Brasil neste ano e ocorreu na Colômbia. O Santos é bicampeão (2009 e 2010), mas o São José dominou os últimos anos (2011, 2013 e 2014). O Colo Colo, do Chile. ganhou em 2012. Diretores do Jacaré chegaram a cogitar pedir para trazer o evento a Rio Preto no próximo ano.

 

Desfiles das campeã brasileira de futebol feminino - 08122015 As meninas desfilando em carro aberto ontem em Rio Preto

O maior desafio rio-pretense agora é manter a base campeã, uma vez que as atletas estão valorizadas no mercado. “Precisamos dar melhor estrutura a elas, pagar melhores salários”, disse Doroteia. “Concorrentes vão querer levar boa parte e precisamos de ajuda para manter essas jogadoras aqui”, informou a dirigente, que viabiliza os salários das atletas por meio da bolsa auxílio-atleta, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), no valor máximo é de R$ 1,1 mil cada uma.

O Rio Preto, que desde 2010 se tornou parceiro e cedeu sua camisa ao futebol feminino do extinto Juventude, promete investir no time, que neste Brasileiro projetou o nome do clube em nível nacional. “Quando cheguei ao Rio Preto, vi que tínhamos muitas modalidades soltas, como o futebol americano e o feminino. Percebemos, através também do Marco Aurélio Cunha (coordenador da modalidade na CBF), a importância de valorizar o futebol feminino”, disse o presidente esmeraldino, Suélio Ribeiro.

Uma premiação em dinheiro também está sendo definida pela direção para ser distribuídas à equipe. “O momento é de felicidade, ainda mais que temos uma Libertadores pela frente. Agora é hora dos investidores acreditarem porque todo mundo hoje está falando do Rio Preto”, emendou Ribeiro.

A festa pela conquista virou a noite de domingo na viagem de volta a Rio Preto. Um trio elétrico desfilou com as atletas pelas principais ruas da cidade na manhã desta segunda-feira. “Foi maravilhoso erguer essa taça. Isso significa respeito, porque muita gente não acreditava”, comentou a capitã Ana Alice. “Falaram que nosso time era só de chutão e olha o que conquistamos”, destacou.

Veja o vídeo da comemoração do futebol feminino:

 

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso