Diário da Região

05/08/2012 - 01h40min

Distante

Duda termina em 7º na final do salto em distância

Distante

Franck Fife/AFP Campeão mundial indoor, Mauro Vinicius, o Duda, de Rio Preto, planejava saltar 8,35m na final de ontem
Campeão mundial indoor, Mauro Vinicius, o Duda, de Rio Preto, planejava saltar 8,35m na final de ontem

Não foi desta vez que Mauro Vinicius da Silva subiu ao pódio olímpico. Ontem, na final do salto em distância em Londres, Duda não estava em um bom dia, queimou quatro oportunidades e na melhor não queimada atingiu 8,01 metros. “Bateu na trave. A pista estava muito rápida, optamos por não mudar a marca e arriscar, já que era final e infelizmente não deu”, disse Duda, em entrevista ao canal por assinatura SporTV. “Estou feliz por ter chegado a uma final olímpica, era um objetivo, vai ver não era hora. É um sonho distante, são mais quatro anos para trabalhar e buscar essa medalha”, emendou Duda, que foi o sétimo colocado na final.


Na qualificação, na sexta-feira, Duda havia feito a melhor marca, 8,11m, e tinha como meta atingir 8,35m na final, marca ideal para estar no pódio segundo seus cálculos e do técnico Aistides Junqueira, o Tide. No ano, Duda tinha como melhor marca 8,28m, na qualificação do Mundial Indoor da Turquia, onde foi campeão saltando 8,23m.


E ele estava certo nas contas, pois o campeão foi o britânico Greg Rutherford, com um salto de 8,31m no estádio Olímpico, que vibrou com a conquista do atleta da casa. O pódio foi completado pelo australiano Mitchell Watt, com 8,16m, e pelo norte-americano Will Claye, com 8,12m. O recorde olímpico da prova é de 8,90 m, obtida em 1968 nos Jogos da Cidade do México, pelo norte-americano Bob Beamon.


Também fora


Campeã mundial em Daegu-2011 e maior esperança de medalha do Brasil no atletismo, a saltadora com vara Fabiana Murer foi eliminada. Ela só acertou um dos cinco saltos que tentou, e todos feitos com marcas baixas. A velocista Rosângela Santos foi desclassificada dos 100m na semifinal ao cravar 11s17 e ficar em 12º.


Já o sul-africano Oscar Pistorius se tornou ontem o primeiro atleta sem parte das pernas a correr em uma Olimpíada. Pistorius se classificou às semifinais dos 400m após marcar o tempo de 45s44, o segundo melhor de sua bateria que reunia cinco corredores. O jamaicano Usain Bolt fez uma corrida de 100m para evitar desgaste, cravou 10s09 e fez o 9º tempo se classificando à semifinal. O brasileiro Nilson André fez 10s26 e está fora.

Guilherme Baffi A corrente entre parentes e amigos de Duda não foi suficiente para melhorar o resultado dele

Família e amigos lamentam

A família e os amigos de Duda sofreram, lamentaram o atleta não ter conseguido mostrar todo seu potencial na final olímpica do salto em distância, mas não deixaram de reconhecer o grande feito do atleta, que desde 2006 treina na pista de atletismo do bairro Eldorado, em Rio Preto. “Fico triste como brasileira, que queria ver o País conquistar mais uma medalha, mas como mãe fico feliz por ver ele bem. Já é um vencedor por ter conquistado o Mundial nesta temporada e por estar na Olimpíada”, disse a mãe de Duda, Iza Lourenço.Mesmo depois de o saltador queimar as duas primeiras tentativas, a mãe de Duda se mostrava confiante que ele ficaria entre os oito melhores e poderia executar os três últimos saltos. “Ele não admite errar dois saltos seguidos, vai acertar”, disse pouco antes de Duda marcar 7,96 metros e assumir o sétimo lugar. Depois saltou 8,01m, mas, a tristeza tomou o lugar da empolgação ao ver Duda queimar as outras duas tentativas. “É muita tristeza, não tem outro sentimento”, disse João Henrique da Silva, irmão mais velho de Duda. “Quatro anos passam rápido e em 2016, no Rio, ele vai ganhar o ouro para o Brasil.” Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso