Diário da Região

08/09/2013 - 12h14min

Buenos Aires

COI inclui luta no programa olímpico dos Jogos de 2020

Buenos Aires


A luta foi reincorporada ao programa olímpico neste domingo. Em votação realizada durante a Assembleia Geral do Comitê Olímpico Internacional (COI), na cidade de Buenos Aires, a luta acabou vencendo uma disputa com as candidaturas do squash e uma conjunta do beisebol e do softbol para ser disputada nos Jogos Olímpicos de 2020, que serão realizados em Tóquio.

A luta ganhou a eleição com a maioria absoluta dos votos ao receber o apoio de 49 membros do COI, neste domingo, em Buenos Aires. A tentativa conjunta do beisebol e do softbol teve 24 votos, dois a mais do que o squash.

Em fevereiro, o Comitê Executivo do COI propôs a exclusão a luta do programa dos Jogos Olímpicos de 2020, em uma decisão considerada surpreendente, pois o esporte é disputado desde o primeiro evento, realizado em 1896, em Atenas. Além disso, a luta é forte em alguns países com bastante peso na Olimpíada, como a Rússia.

A decisão, então provocou, várias mexidas na luta, incluindo a mudança da diretoria da Federação Internacional de Lutas Associadas. Além disso, o esporte alterou o seu programa de disputas para a Olimpíada de 2016, no Rio, com a inclusão de mais competições para mulheres.

O retorno da luta ao programa olímpico começou a se desenhar em maio, quando o COI apontou os esportes que participariam da votação para definir qual deles faria parte do programa olímpico dos Jogos de 2020 e o incluiu, ao lado do squash e da candidatura conjunta do beisebol e do softbol. E ele se tornou realidade neste domingo, com o triunfo na eleição em Buenos Aires.

A derrota deste domingo representa um golpe para o beisebol e o softbol, disputados pela última vez nos Jogos de 2008 e que se juntaram para ter mais força na disputa. Já o squash nunca havia feito parte do programa olímpico e, por enquanto, seguirá assim.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso