Diário da Região

20/07/2004 - 03h02min

Rodada

Clubes paulistas dominam o Brasileirão

Rodada

Futura Press O técnico Estevam Soares está invicto há 10 jogos no Palmeiras
O técnico Estevam Soares está invicto há 10 jogos no Palmeiras
O Campeonato Brasileiro chega à 17ª rodada, hoje, com cara de Campeonato Paulista. O líder é o Palmeiras, o segundo colocado, o Santos e o terceiro, o São Paulo. Mesmo sem nadar em dinheiro e longe de colecionar craques em suas equipes, o Estado domina a competição, com certa tranqüilidade, por mostrar um pouco mais de organização e estrutura que a maioria dos concorrentes - dizem dirigentes e jogadores. Pelo menos até agora, com exceção do sempre perigoso Cruzeiro, a hegemonia paulista parece inabalável. Os maiores rivais na história, os cariocas, não assustam. A soma dos pontos de Flamengo (12) e Botafogo (13), os dois piores do torneio, não iguala a campanha da Ponte Preta, que tem 26 e ocupa a 6ª posição ao lado do Inter-RS.

O único ?intruso? na festa paulista é o Cruzeiro, campeão em 2003, terminando à frente de Santos, São Paulo e São Caetano, os outros três melhores. Neste ano, os mineiros incomodam as equipes de São Paulo. Têm 27 pontos, três a menos que o Palmeiras e apenas um atrás de Santos e São Paulo. Figueirense (27) e Inter (26), embora vão bem, não demonstram fôlego para manter o bom aproveitamento até o fim. O Palmeiras vem se sustentando com a base do ano passado. ?Peguei um time arrumado pelo Jair Picerni e só fiz alguns ajustes?, diz Estevam Soares, técnico palmeirense. O Santos, que chegou a ocupar a 20ª colocação, já é vice-líder. O competente trabalho de Vanderlei Luxemburgo e a manutenção de algumas de suas estrelas, como Robinho e Diego, estão fazendo a diferença.

E o São Paulo se conserva na parte de cima da tabela por causa do talento de Rogério Ceni e Luís Fabiano e da boa presença do técnico Cuca. O Corinthians, que estava na zona de rebaixamento, vem crescendo - está em 16º -, e o São Caetano, em 12º, esboça reação, depois de fase turbulenta. O único que destoa é o Guarani, o 20.º Estevam Soares adverte os palmeirenses para o jogo de hoje, às 20h30, contra o Paysandu, no Mangueirão, em Belém. ?Há uma série de condições adversas, como o estádio cheio, o gramado sempre molhado, o clima quente e úmido... e os times de lá (Belém) sabem usar muito bem a condição de jogar em casa?, justifica o treinador. O Palmeiras defende a liderança e uma invencibilidade de 10 jogos. A última derrota foi de 2 a 1 para o Cruzeiro, dia 16 de maio, no Mineirão. No Santos, o técnico Vanderlei Luxemburgo só vai escalar nos vestiários o time que enfrenta o Criciúma, hoje, às 21h45, na Vila Belmiro. Sua dúvida é quem entrará no lugar de volante Bóvio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Marcinho, meia de 23 anos, é a opção.

Léo, embora não esteja totalmente recuperado da torção no tornozelo esquerdo, está confirmado e com o seu retorno, Paulo César volta a jogar na sua posição, a lateral-direita. No São Paulo, o técnico Cuca reconhece as deficiências técnicas da equipe e elegeu o ?raçudo? Diego Lugano como símbolo da equipe. ?Se uma meia dúzia tivesse o espírito do Lugano, seria excelente?, declarou o trei-nador. É na base da superação que o São Paulo vem conseguindo se manter nas primeiras colocações e busca mais uma vitória hoje, às 21h45, contra o Botafogo, no Rio. Luizão, machucado, desfalca o time carioca. Já o Corinthians enfrenta o Inter-RS, às 20h30, no Pacaembu, contando com a força de sua torcida para voltar a vencer. Ainda está na cabeça do técnico Tite a imagem deixada pelos corintianos na vitória de 1 a 0 sobre o Criciúma, semana passada. O zagueiro Anderson cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo e volta ao time. Wendel será deslocado para o meio-de-campo no lugar de Rogério, suspenso. O goleiro Rubinho substitui Fábio Costa, expulso no empate de 1 a 1 com o Vitória.

Fichas técnicas:


Paysandu
Paulo Musse; Carabina, Júlio Santos, Alex Pinho e Alonso; Sandro, Bebeto Campos, Hernani e Jobson; Leonardo e Cláudio. Técnico: Givanildo.

Palmeiras
Sérgio, Nen, Leonardo e Marcinho; Daniel Martins, Magrão, Correia e Lúcio; Elson e Pedrinho; Kahê. Técnico:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso