X

Diário da Região

13/07/2015 - 15h52min

LUTO

Ciclista da delegação de Rio Preto morre nos Jogos Regionais

LUTO

Divulgação José Reginaldo Cardoso, conhecido como o Batateiro, de 52 anos, morreu na manhã desta segunda-feira, 13, em uma das provas dos Jogos Regionais, em Penápolis
José Reginaldo Cardoso, conhecido como o Batateiro, de 52 anos, morreu na manhã desta segunda-feira, 13, em uma das provas dos Jogos Regionais, em Penápolis

Atualizada às 23h50
 

Ciclista de Rio Preto desde 1998, José Reginaldo Cardoso, o carismático Batateiro, morreu na manhã desta segunda-feira, 13, durante prova de resistência na 59ª edição dos Jogos Regionais em Penápolis. Batateiro, de 52 anos, teve mal súbito no 9º quilômetro da prova, cujo percurso total é de 100 quilômetros, sofreu uma queda e chegou ao Pronto Socorro de Penápolis, às 11h19, sem os sinais vitais. A morte foi anunciada às 11h48. 

Até a noite de segunda-feira, o corpo ainda não havia sido liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Araçatuba. Depois, seria velado em um ginásio de esportes de Batatais, cidade natal do ciclista e onde toda a família dele reside. A filha Rafaela, de 23 anos, atendeu a reportagem emocionada e não conseguiu completar uma frase. Ela afirmou que o pai não tinha histórico de doenças cardíacas. Batateiro havia perdido outra filha, vítima de leucemia, há dez anos, e deixa apenas Rafaela e a esposa Heloísa.

Ao longo da carreira de 35 anos, ele foi quatro vezes campeão brasileiro de pista na 4x100. A morte deixou a delegação rio-pretense, que lidera a classificação geral dos Jogos Regionais, totalmente abatida. Paulo Estevão, chefe da delegação, passou o dia entre hospital, IML e funerária. A Prefeitura de Rio Preto arcou com todas as despesas funerais. "O Batateiro era a alegria do nosso alojamento desde 1998", disse Paulo Estevão. "Antes de a prova começar, no café da manhã, ele comentou que completaria 35 anos de competições. Os demais atletas até tiraram sarro. Estamos abalados", completou o dirigente.

As provas de ciclismo foram adiadas para esta terça-feira, 14. A pedido dos ciclistas, a equipe de Rio Preto desistiu de todas as competições: resistência, BMX e mountain bike. Gabriel Sabbião, técnico do ciclismo rio-pretense e companheiro de Batateiro em competições, foi quem avisou os familiares. Os dois se reuniram antes da prova para estudar o percurso e a tática. Estarrecido, Sabbião procurava justificativas para a morte do companheiro.

"O Batateiro sempre se cuidou. Há 25 anos não comia carne de porco, não comia lanche e dormia por volta das 21 horas. Nunca fez uso de qualquer substância, até porque competia fora do País e passava por exames antidoping. Ele evitava até tomar gelado e nunca fumou ou bebeu. Era um cara muito tranquilo e não se estressava com nada. Não dá para entender", lamentou Sabbião.


Evento não exige exame médico

Considerada uma competição amadora, os Jogos Regionais não exigem dos participantes qualquer exame médico. "A organização não solicita exames para os Regionais. Apenas no Jori (Jogos Regionais do Idoso), talvez pela idade", informou o secretário de esportes de Penápolis, Paulo Henrique Sanchez. Segundo o cardiologista Adalberto Lorga Filho, especialista em arritmia cardíaca, do Instituto de Moléstias Cardiovasculares (IMC) de Rio Preto, no caso do ciclista José Reginaldo Cardoso, o Batateiro, um exame não traria garantias.

No entanto, o médico alertou para o fato de o atleta, com 52 anos, ainda participar de uma prova de alta performance entre jovens. "Quanto mais velha a pessoa maior é o risco desse tipo de uma morte súbita. Claro que é saudável pedalar, até mesmo competir, desde que seja dentro de uma faixa etária, e nos Jogos não há essa classificação", explicou o médico.

Outro ponto, destacado pelo cardiologista, é o risco do uso de doping entre os competidores. "Esse não deve ser o caso do Batateiro, porque é um atleta antigo e sofreu uma fatalidade. Mas o ciclismo despertou para esse fato depois que um atleta de elite (Lance Armstrong) foi pego com doping", disse o médico. 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso