X

Diário da Região

19/06/2015 - 00h00min

Craque provocado

CBF tenta reduzir a pena de Neymar

Craque provocado

Leo Correa/Mowa Press Robinho é uma das opções de Dunga para substituir Neymar
Robinho é uma das opções de Dunga para substituir Neymar

Neymar foi provocado pelos jogadores colombianos e até pela arbitragem. Isso o levou a perder o controle e a reagir. Além disso, não ouviu o apito do juiz Enrique Osses finalizando a partida entre Brasil e Colômbia e, pensando que a bola ainda estava em jogo, chutou-a em direção ao gol e atingiu Armero. Essa é a linha de defesa traçada pela CBF para evitar que o craque pegue punição pesada por sua expulsão quarta-feira, na derrota de 1 a 0 para os colombianos.

O atacante terá seu futuro decidido nesta sexta-feira pelo Tribunal Disciplinar da Conmebol. Ele já está suspenso do jogo de domingo contra a Venezuela no fechamento do Grupo C da primeira fase da Copa América, por ter recebido dois cartões amarelos. E pode ser punido com mais jogos de suspensão pelo cartão vermelho levado na derrota que encerrou uma série de 11 vitórias seguidas da Seleção sob o comando de Dunga.

A súmula entregue pelo juiz chileno Enrique Osses à Conmebol relata que Neymar foi o pivô da confusão quando o jogo acabou ao chutar a bola em Armero, e depois dar uma cabeçada no zagueiro Murillo, que tomou as dores do companheiro. Em seguida, o brasileiro foi empurrado pelo atacante Bacca, também expulso.

Nesta quinta-feira, a CBF recebeu ofício da Unidade Disciplinar da Conmebol (equivalente à procuradoria do STJD brasileiro), informando sobre o conteúdo da súmula e imediatamente a defesa começou a ser preparada. Para fundamentar a tese será comunicado que os integrantes da comissão técnica da Seleção ouviram o auxiliar Carlos Astroza chamar Neymar várias vezes de “piscineiro”, ou seja, jogador que se atira cavando faltas.

A estratégia de defesas foi afinada em uma reunião do departamento jurídico da entidade, que começou a tarde e alcançou as primeiras horas da noite. O prazo para a CBF enviar a defesa - toda a comunicação é feita por e-mail - se encerra ao meio-dia desta sexta. A sessão do Tribunal Disciplinar (primeira instância) acontecerá à tarde - a Conmebol teria até domingo para anunciar se Neymar será punido ou absolvido.

O destino de Neymar será definido pelo uruguaio Adrián Leiza, o chileno Carlos Tapia e o boliviano Francisco Lozada. Caso o craque seja “condenado” perderá pelo menos as quartas de final, se o Brasil se classificar. Mas a CBF poderá recorrer à Câmara de Apelações (composta por outros cinco membros), que terá de se pronunciar até a véspera das quartas. A Conmebol informou que Neymar está suspenso por um jogo, pelo acúmulo de cartões amarelos, e será julgado nesta sexta pelo tribunal pela expulsão.

Seis disputam avaga do capitão

Os jogadores brasileiros voltaram aos treinos na quinta-feira após a derrota para a Colômbia. Enquanto os titulares fizeram um trabalho de recuperação muscular na própria concentração, os reservas realizaram ensaios táticos no Centro de Treinamento Azul, em Santiago. A principal ausência foi a de Diego Tardelli, poupado dos em razão de uma fadiga muscular. Tardelli é uma das opções do técnico Dunga para substituir Neymar, suspenso para a partida de domingo contra a Venezuela.

Apesar da ausência de Tardelli, Dunga teve chance de treinar os outros candidatos à vaga do capitão brasileiro, como Fred, Phillippe Coutinho, Douglas Costa, Robinho e Éverton Ribeiro. Os mais cotados, no entanto, são Fred, Douglas Costa e Robinho. A definição da equipe titular para o jogo decisivo acontecerá nesta sexta-feira. Dunga também ensaiou jogadas de bola parada, um dos problemas da Seleção na derrota para a Colômbia.

 

 

 

 

>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso