X
X

Diário da Região

21/04/2015 - 17h22min

Impasse

Cartola provoca tumulto no COI

Impasse

A Associação de Federações Olímpicas de Verão anunciou nesta terça-feira que suspendeu as suas relações com a Sportaccord, a Associação Geral das Federações Esportivas Internacionais, em razão dos ataques realizados por Marius Vizner, que a preside, ao Comitê Olímpico Internacional (COI). 
Durante o encontro, Vizer, que também preside a Federação Internacional de Judô, acusou o comitê de ser pouco transparente, ignorando as federações e bloqueando seus planos para novas competições multiesportivas.
As declarações revoltaram as Associações de Comitês Olímpicos Nacionais e também a Associação de Federações Olímpicas de Versão (ASOIF, na sigla em inglês), que agora anunciou o seu rompimento com o Sportaccord, por não concordar com os ataques a Thomas Bach, presidente do COI, e pelo desejo de Vizer de criar um evento que iria concorrer com os Jogos Olímpicos.
Segundo o conselho da ASOIF, a decisão foi tomada de modo unânime em razão das últimas ações de Vizer. "O conselho decidiu de modo unânime suspender a associação da AOIF com Sportaccord com efeito imediato", disse a ASOIF em seu comunicado oficial. 
A medida será discutida na assembleia geral da ASOIF, que está marcada para esta quarta-feira em Sochi, na Rússia. O organismo representa os 28 esportes que são disputados nos Jogos Olímpicos de Verão. Entre os seus integrantes está a federação de judô, presidida por Vizer.
IAAF TAMBÉM REAGE - As principais federações esportivas podem sobreviver sem o "guarda-chuva" da SportAccord após o seu presidente se comportar como um "ditador" em seu duro ataque ao COI, disse o comandante da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), Lamine Diack, nesta terça-feira. A IAAF deixou o encontro da SportAccord depois de Vizer criticar o COI e seu presidente, Bach. 
A Federação Internacional de Tiro internacional também se retirou da SportAccord, que representa as federações olímpicas e não olímpicas. Outras federações também consideram seguir o exemplo. 
Diack disse nesta terça-feira que Vizer, que também é presidente da Federação Internacional de Judô, se assemelhava a "um chefe ou ditador vindo do nada", dizendo o que importantes federações esportivas devem fazer.
Os principais esportes não precisam necessariamente da SportAccord para representá-los, porque "já estamos organizados" em outras associações que não têm uma figura presidencial fazendo política, disse Diack. Há espaço para uma entidade maior, como a SportAccord, declarou o presidente da IAAF, "mas deve ser uma organização em que, acho, todo mundo sabe que estamos no mesmo nível". 
Outro ponto de discórdia foi um plano anunciado por Vizer para as federações unirem os seus campeonatos mundiais através de único evento organizado pela SportAccord, uma clara ação para se opor aos Jogos Olímpicos. Diack disse que isso iria usurpar o poder das federações individuais.
"O cavalheiro (Vizer) estava reclamando, estava dizendo que ele vai organizar os campeonatos mundiais de todos os esportes. Então eu digo: 'O que? Eu vou desaparecer?'".
Junto com a IAAF, pelo menos 14 presidentes de federação, incluindo Joseph Blatter, da Fifa, assinaram cartas de protesto aos comentários de Vizer. E dirigentes influentes, como o presidente da Federação Internacional de Natação (Fina), saíram em defesa de Bach. "O presidente Bach tem o apoio total de todos nós sobre o que está fazendo". 
Maglione disse também que um racha foi aberto entre o comando da SportAccord e muitas federações pela decisão de Vizer de organizar os primeiros Jogos de Praia em Sochi em 2019. Para o dirigente da natação, o evento deveria ser gerido pela Associação Nacional de Comitês Olímpicos e acontecer na Ásia ou no Uruguai.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso