Diário da Região

20/08/2003 - 03h01min

Futebol feminino

Campeã do Pan chega a Rio Preto

Futebol feminino

Rubens Cardia Marta desembarcou no aeroporto de Rio Preto exibindo a medalha de ouro
Marta desembarcou no aeroporto de Rio Preto exibindo a medalha de ouro
A chegada da meia/atacante Marta, 17 anos, medalha de ouro com a Seleção Brasileira de futebol nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, na República Dominicana, passou despercebida no Aeroporto de Rio Preto. Ela desembarcou no final da noite de anteontem e não teve uma recepção calorosa, como outros atletas brasileiros em seus municípios de origem. Apesar de ser alagoana da cidade de Dois Riachos, Marta atua desde o início do ano no time do Juventude/Unorp, de Rio Preto. ?Não ligo muito para este negócio de festa, o importante é que ajudei o Brasil a ganhar o ouro e moro nesta linda cidade, que é Rio Preto?, destaca Marta, que desembarcou com o uniforme de viagem e concentração da Seleção Brasileira e a medalha de campeã pan-americana no peito. No saguão do aeroporto rio-pretense, apenas um casal aproveitou a ocasião para agradecer a jogadora e registrar o encontro tirando uma foto ao lado dela. ?Vocês não sabem o quanto nos sacrificamos para ficar em primeiro lugar na República Dominicana?, ressalta a solitária Marta, que no saguão do aeroporto avistou uma amiga e o técnico Francisco Inojo, do Juventude.

Em entrevista ao Diário da Região, Marta revelou a importância de se conquistar o ouro. ?Na verdade, o futebol feminino ainda não tem o respeito e o apoio merecido no Brasil?, lamenta a jogadora. ?O título apenas confirma o quanto é viável para os patrocinadores investirem nas competições e nas equipes femininas?, acrescenta. Uma das principais reclamações dela está na falta de profissionalismo dos campeonatos e o número reduzido de equipes brasileiras. ?A culpa não é dos presidentes de clubes e ligas, mas sim da falta de uma política esportiva voltada à nossa modalidade?, diz. Para defender o Juventude no Paulista e nas competições estaduais como Jogos Regionais e Abertos do Interior, Marta diz que não recebe remuneração, mas apenas uma ajuda de custo inferior a R$ 200. ?Ficar sem salário é ruim, mas o importante é que temos amor pelo esporte?, destaca a meia. O futuro, na opinião dela, é ?incerto?. ?Vou conversar com a Dorotéia e ver o que vai acontecer daqui para a frente?, diz a atleta. Marta começou a carreira no futebol aos 12 anos, numa equipe formada por garotos, em Alagoas. Aos 14 anos, ela fez um teste no Vasco-RJ e passou. No clube carioca, ela foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-19. Marta ainda atuou no Santa Cruz-MG, onde recebia salários.

Na vila
Segundo ela, as jogadoras do time campeão pan-americano ficaram concentradas para as partidas e tiveram pouco tempo para se divertir em Santo Domingo. ?Ficávamos pensando apenas nas nossas adversárias e deu tudo certo?, diz Marta. A jogadora foi a principal artilheira no Pan, com quatro gols marcados. Ela marcou dois na goleada de 5 a 0 sobre o Haiti e dois na vitória de 2 a 1 sobre a Argentina. ?Tive a certeza do ouro apenas quando iniciou a prorrogação na final contra o Canadá?, diz Marta. Na ocasião, Cristiane fez o ?gol de ouro?, que garantiu o título ao Brasil.

Time rio-pretense bate americanas
A equipe de futebol feminino do Juventude/Unorp venceu as norte-americanas da Universidade de Missouri por 3 a 1, ontem à tarde, no campo do Centro Cívico, em Americana. Os gols foram marcados por Pequena, Carol e Rosa. Apesar de cansada por causa da viagem do Rio a Rio Preto, a meia/atacante Marta, medalha de ouro no Pan de Santo Domingo, também participou do amistoso. Marta aproveitou a partida para despedir-se temporariamente do elenco do Juventude. Ela irá se apresentar na próxima segunda-feira à Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Paulo Gonçalves. O Brasil irá iniciar a preparação para o Mundial, que acontecerá entre 17 de setembro e 11 de outubro, nos Estados Unidos. A atacante Kelly, do Juventude, e que também conquistou o ouro no Pan, ficou no Rio concentrada com a Seleção e deve reforçar o time rio-pretense nos Jogos Abertos do Interior, em outubro, na cidade de Santos. Durante os Jogos Regionais, realizados no mês passado em Birigüi, Kelly ficou no Rio se recuperando de uma contusão, enquanto Marta aj

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso