X
X

Diário da Região

11/10/2016 - 00h00min

EM BUSCA DA LIDERANÇA

Brasil encara a Venezuela e torce por um tropeço do Uruguai

EM BUSCA DA LIDERANÇA

Pedro Martins/MoWA Press 8/10/2016 O volante Paulinho volta ao time brasileiro após cumprir suspensão automática na goleada de 5 a 0 sobre a Bolívia
O volante Paulinho volta ao time brasileiro após cumprir suspensão automática na goleada de 5 a 0 sobre a Bolívia

A Seleção Brasileira enfrenta nesta terça-feira a lanterna Venezuela, no estádio Metropolitano de Mérida, com a expectativa de chegar à liderança das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, que será na Rússia. Com três vitórias consecutivas no comando, o técnico Tite aposta em Willian como substituto de Neymar, suspenso, para superar a equipe lanterna do torneio na partida que começa às 21h30 (de Brasília), além de contar com um tropeço do Uruguai contra a Colômbia fora de casa.

O Uruguai, de Luis Suárez e Cavani, fechou o primeiro turno das Eliminatórias com 19 pontos em nove jogos, seguido pelo Brasil, com 18, e Equador, Colômbia e Argentina, com 16. A lanterna Venezuela ainda não venceu na competição. Em nove partidas, conseguiu apenas dois empates, um deles contra os argentinos (2 a 2).

Tite, porém, evitou fazer prognósticos sobre o duelo. “Desempenho, jogar bem, não dá para falar antes de resultado. A coisa é decidida lá dentro de campo”, comentou. “Temos de fazer um grande jogo. Sabemos das dificuldades, independentemente de local e posição.”

A Seleção treinou nesta segunda-feira no estádio Metropolitano para reconhecer o gramado e fazer os últimos ajustes. Willian terá mais uma chance como titular, após ter pedido a vaga para Philippe Coutinho no duelo contra a Bolívia, em Natal. O meia Giuliano retorna ao banco de reservas para dar lugar ao volante Paulinho, de volta ao time após cumprir suspensão.

Fernandinho vai ter a missão de proteger a zaga formada por Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Filipe Luís, que será o capitão desta vez. A escolha de Tite deixou o lateral-esquerdo feliz e emocionado. “É uma honra muito grande, um orgulho e uma responsabilidade”, definiu o jogador, que está desde 2004 na Europa, teve convites para defender outras seleções, mas não aceitou.

Tite minimizou a ausência de Neymar, suspenso pelo segundo cartão amarelo. “Todo mundo vai sentir a ausência dele”, afirmou. “Mas se a gente depender do Neymar, tem alguma coisa errada. Respeito, mas não concordo com ‘Neymardependência’.”

Tite conseguiu tirar a Seleção da incômoda sexta posição das Eliminatórias herdada de Dunga após apostar no 4-1-4-1, esquema com o qual obteve sucesso no Corinthians campeão brasileiro de 2015, e em Gabriel Jesus como o camisa 9 da equipe. Artilheiro do Brasileirão, o atacante do Palmeiras marcou dois gols nos últimos três jogos e será municiado por Philippe Coutinho, Willian e Renato Augusto. Em três partidas sob o comando do treinador, a Seleção marcou dez gols e Alisson, o titular desde os tempos de Dunga, sofreu apenas um.

Ficha técnica

Venezuela - Hernández; Rosales, Velázquez, Angel e Villanueva; Tomas Rincón, Figuera e Juanpi; Guerra, Rondón e Peñaranda. Técnico: Rafael Dudamel. 

Brasil - Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho; Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Willian; Gabriel Jesus. Técnico: Tite.

Árbitro: Victor Carrillo (Peru). Local: estádio Metropolitano, em Mérida (Venezuela), às 21h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo canal por assinatura SporTV.

Argentina pega o Paraguai

A Argentina terá mudanças para encarar o Paraguai nesta terça-feira, às 20h30 (de Brasília), em Córdoba, pela 10ª rodada das Eliminatórias. Os argentinos, em 5º lugar com 16 pontos, precisam vencer para voltar à zona de classificação direta ao Mundial - hoje estaria em uma repescagem contra um representante da Oceania. Os paraguaios estão em 6º, com 12.

O técnico Edgardo Bauza conta com o atacante Sergio Agüero, recuperado de problema físico, e promove cinco alterações em relação ao time que empatou com o Peru. Suspensos, Zabaleta, Otamendi e Mori serão substituídos por Mercado, Musacchio e Demichelis. Banega ganhou a posição de Kranevitter.

O líder Uruguai, com 19 pontos, enfrenta a Colômbia, quarta com 16, fora de casa, às 17h30. Um pouco mais cedo, às 17 horas, o Equador terá pela frente a Bolívia, em La Paz, para se manter na zona de classificação - está na terceira colocação com 16 pontos. Por fim, às 20h30, Chile e Peru duelam em Santiago. 

França supera a Holanda e lidera

Holanda e França fizeram nesta segunda-feira, em Amsterdã, um jogo de baixo nível técnico. Mas diante da fragilidade da nova geração holandesa, a maior qualidade francesa fez a diferença e garantiu a vitória por 1 a 0, gol de Pogba, pela 3ª rodada das Eliminatórias Europeias. Foi a sexta derrota em casa da seleção holandesa nas últimas sete partidas.

A França lidera o Grupo A ao lado da Suécia, que atropelou a Bulgária por 3 a 0, com sete pontos cada. Luxemburgo e Bielorrúsia ficaram no 1 a 1.

Christian Benteke colocou o seu nome na história das Eliminatórias da Copa do Mundo ao marcar o gol da mais rápido desta competição, em Faro, Portugal, aos sete segundos nos 6 a 0 da Bélgica sobre Gilbraltar. Sem um estádio adequado para um jogo deste porte, Gibraltar manda partidas lá desde que foi aceita pela Uefa. Outros resultados: Estônia 0 x 2 Grécia, Bósnia 2 x 0 Chipre, Ilhas Faroe 0 x 6 Portugal, Andorra 1 x 2 Suíça e Letônia 0 x 2 Hungria. 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso