X
X

Diário da Região

12/07/2016 - 00h00min

RIO 2016

Atletas de Rio Preto estão confirmados na Paralimpíada

RIO 2016

Guilherme Baffi Campeões sul-americanos, Erick, Matteo e Jatobá continuam na seleção masculina. (Foto: Guilherme Baffi)
Campeões sul-americanos, Erick, Matteo e Jatobá continuam na seleção masculina. (Foto: Guilherme Baffi)

O basquete cadeirante da Associação Desportiva Rio-pretense (ADR/Smel) e do Clube Amigo dos Deficientes (CAD) irão ceder cinco integrantes à Seleção Brasileira nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em setembro. São eles, o armador Paulo César dos Santos, o Jatobá, e o pivô Erick Epaminondas, do CAD, e Rosália Ramos e Ana Aurélia, da ADR/Smel. Matteo Feriani, treinador da ADR, foi convocado como auxiliar técnico da Seleção masculina.

A Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC) anunciou a convocação definitiva nesta segunda-feira, 11. O quinteto embarcará no dia 19 de agosto para o Rio de Janeiro, para um período de treinamentos e irá estrear no dia 8 de setembro. “Estamos na caminhada certa, conquistamos o Sul-Americano há duas semanas e fizemos vários amistosos contra grandes seleções”, disse Jatobá, que disputará a Paralimpíada pela terceira vez.

DIA DO ESPORTISTA Rosália Ramos

Na primeira fase são 12 times divididos em dois grupos. O time masculino está no Grupo B e terá pela frente Irã, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Argélia. As meninas vão enfrentar Canadá, Alemanha, Reino Unido e Argentina. As equipes se enfrentam dentro de cada grupo, e os quatro melhores avançam aos confrontos decisivos.

Jatobá participou em 2004 como jogador e, em 2008, como coordenador técnico. “Essa deverá ser minha ‘para olimpíada’, mesmo. Estou com 43 anos e não sei se terá outra vez”, disse o armador.

Em sua provável despedida, Jatobá, que é fundador do CAD, pretende ajudar o Brasil a conquistar sua melhor colocação. Até agora, o maior feito foi nos Jogos de Pequim, em 2008, quando o time ficou em nono lugar. “Queremos passar pela primeira fase e depois vamos para os jogos de mata-mata. Temos consciência do alto nível dos adversários, mas estamos preparados para conquistar uma posição inédita”, acrescentou.

Ranking olímpico deve dar vaga a Duda

ínimo exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pela própria Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), Mauro Vinicius da Silva, o Duda, que tem residência fixa em Rio Preto, tem grandes chances de estar na Olimpíada do Rio, em agosto, no salto em distância.

O prazo para obtenção de índices acabou domingo e, nesta segunda-feira, Duda apareceu no 28º lugar do ranking mundial de 2016. Em fevereiro, em uma apresentação amistosa na Praça Mauá, no centro do Rio, ele saltou 8,14 metros e ficou a um centímetro do índice. Diferente do Brasil, países como Suécia, Coreia do Sul, Espanha e Alemanha adotaram critérios mais exigentes do que simplesmente os índices da IAAF. Esses países têm atletas com índice no salto em distância, mas que não deverão ser convocados, casos do sueco Michel Tornéus e do sul-coreano Deokhyeon Kim, por exemplo.

TREINO DE BASQUETE CADEIRANTE FEMININO (CAD FEMININO) Ana Aurélia

Descontando esses atletas e também levando em conta que cada país tem direito a apenas três competidores na prova, a tendência é que apenas 26 atletas sejam inscritos no salto em distância. Como há espaço para 32 atletas por prova, a IAAF deve enviar convites para que as vagas restantes sejam ocupadas. Duda é o primeiro nessa lista.

Bolt

Usain Bolt está confirmado nos Jogos do Rio. A Associação Olímpica da Jamaica convocou o multicampeão olímpico e mundial nas provas dos 100 metros, dos 200m e do revezamento 4x100m. Ele sofreu uma lesão de grau um na coxa esquerda, mas já voltou aos treinos. (Agência Estado)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso