Diário da Região

11/06/2002 - 00h03min

Grupo da morte

Argentina busca a vaga contra a Suécia

Grupo da morte

AP Crespo e Batistuta e o zagueiro Pochettino durante treino
Crespo e Batistuta e o zagueiro Pochettino durante treino
Só a Nigéria está definitivamente enterrada no Grupo da Morte (F) da Copa do Mundo. A terceira rodada da primeira fase acontecerá às 3h30 (horário de Brasília) de amanhã. Suécia, Argentina e Inglaterra brigam pelas duas vagas. A Argentina fez um treino secreto ontem em Hirono para o confronto diante da Suécia. Os jogadores argentinos estão confinados no local e completamente afastados da imprensa. O técnico Marcelo Bielsa não quer que eles percam a concentração ou se desgastem ao rebater críticas de jornalistas. Afinal, para o time é tudo ou nada. O excêntrico Bielsa passou os últimos dias tentando esconder sua estratégia de jogo, mas todos já perceberam - inclusive os suecos - que a Argentina entrará em campo com uma formação bem mais ofensiva. Aimar deve ganhar a vaga do astro Verón e Claudio Lopez pode entrar no lugar de Kily González ou Sorín. Na defesa, Chamot pode substituir Placente. Ayala continua fora. Na derrota para a Inglaterra, na sexta-feira, a Argentina entrou em campo com apenas um atacante, Batistuta, que sentiu falta de um companheiro para fazer tabelas.

Desta vez será diferente, porque um empate eliminará os badalados argentinos da Copa do Mundo. Em caso de empate, a Suécia avança para as oitavas-de-final. A Inglaterra precisa de um ponto diante da já eliminada Nigéria para permanecer na competição. Por isso, o time vai se arriscar desde o início, mesmo sabendo que poderá oferecer o contra-ataque aos rivais. Não passa pela cabeça dos argentinos uma eliminação precoce. Todos têm consciência de que um fracasso cairia como uma bomba no país, que não precisa de mais nenhuma explosão. Já vive uma situação caótica sem precedentes. Eles temem nova revolta popular, como ocorreu na Rússia, no domingo, após a derrota da equipe para o Japão. Um dos poucos focos de alegria do povo é o futebol. O que preocupa, porém, é que o adversário vem muito motivado, depois de ter jogado bem diante da Inglaterra e da Nigéria. Um empate é considerado, por jornalistas e pelos próprios torcedores no Japão, um resultado normal. Pelas circunstâncias, uma queda precoce dos argentinos já não é encarada como uma grande surpresa, apesar de o time de Bielsa ter entrado no Mundial como um dos grandes favoritos ao título. “Não queremos de jeito nenhum voltar para casa tão cedo”, declarou Batistuta.

O técnico sueco, Lars Lagerback, que não contará mais uma vez com o zagueiro Patrik Andersson, acredita que sua equipe pode tirar proveito da situação delicada da Argentina. “Essa pressão é muito grande porque a Argentina tem muita tradição no futebol e as pessoas não aceitam uma eliminação na primeira fase.” O fato de estarem a um ponto da classificação e terem pela frente a eliminada Nigéria está deixando os ingleses em alerta máximo. O “English team” teme surpresas indesejáveis na última rodada do Grupo F da Copa. “Quando uma partida parece relativamente fácil, a tendência é de que os atletas relaxem um pouco em campo”, afirma o capitão David Beckham. “O excesso de confiança também pode ser fatal”, admite o técnico Sven-Goran Eriksson. Segundo Beckham, os nigerianos precisam ser vistos como adversários perigosos, principalmente por ainda não terem marcado ponto na competição. “A Nigéria quer conquistar um resultado positivo de qualquer jeito.”

Ficha técnica:

Argentina
Cavallero; Pochettino, Chamot (Placente) e Samuel; Zanetti, Simeone (Almeyda), Aimar, Ortega e Sorín; Claudio Lopes e Batistuta. Técnico: Marcelo Bielsa.

Suécia
Hedman; Mellberg, Mjalby, Jakobsson e Lucic; Linderoth, Alexandersson, Lyundberg e Svensson; Allback e Larsson. Técnico: Lars Lagerback.

Juiz: Ali Bujsaim (Emirados Árabes). Local: estádio de Miyagi, no Japão, amanhã, às 3h30 (horário de Brasília).

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso