Diário da Região

28/12/2002 - 01h43min

Check-up

América testa o fôlego dos jogadores

Check-up

Carlos Chimba Maricá realiza o teste da esteira observado pelo médico Brambatti
Maricá realiza o teste da esteira observado pelo médico Brambatti
Os jogadores do América encararam com responsabilidade a bateria de exames físicos e cardiológicos realizados ontem no Instituto do Coração de Rio Preto. A última fase da avaliação acontecerá hoje numa faculdade da cidade. O preparador físico Luiz Carlos Silva irá comandar testes de carga muscular e de percentual de gordura. O objetivo é medir a freqüência cardíaca de cada um. De posse desta informação, a comissão técnica vai planejar e empregar um trabalho individualizado durante a pré-temporada, prevista para ser iniciada na próxima quinta-feira. O técnico Arturzinho espera ter os dados em mãos até segunda-feira. Os 17 jogadores contratadores foram divididos em dois grupos, um com nove e outro com oito. Na visita ao Instituto do Coração, os jogadores realizaram exames de sangue e depois o teste de esteira (ergoespirometria), ou seja, o cardiopulmonar. “É um exame importante pois nos informa a freqüência cardíaca, para o planejamento de treino de cada atleta”, destaca o cardiologista José Carlos Brambatti, que acompanhou a delegação americana.

Além disso, o exame avalia a capacidade funcional de cada jogador. “O equipamento detecta ainda o consumo de oxigênio total no organismo”, acrescenta Brambatti. A pressão arterial dos atletas também foi aferida. Na fase pós-férias, segundo o médico, o atleta chega a perder 30% do condicionamento físico. O ideal é que uma nova bateria de exames seja realizada a cada 90 dias. Como o Paulistão terá duração de apenas dois meses, o cardiologista diz que a opção é fazer uma avaliação no intervalo de 45 dias. “É bom para verificar se o rendimento físico dos jogadores aumentou”, destaca. Os jogadores do América aprovaram a avaliação. “O importante é que vamos começar a temporada preocupados apenas com os treinamentos”, diz o lateral-direito Maricá, 26 anos.

No início deste ano, o jogador revelou que os exames cardiológicos acusaram a média de 150 batidas por minuto (BPM). “É o normal para um atleta”, avalia o médico do América, Wahi Jalkijan, que também esteve acompanhando os jogadores no Instituto do Coração. Maricá espera ser liberado até o final da tarde de hoje para viajar ao Rio de Janeiro, onde pretende passar o Réveillon com a família. “Caso tenha que ficar até segunda-feira, vou passar o Réveillon aqui mesmo”, ressalta o lateral. O meio-campista Paulista, 27 anos, disse que no início deste ano não passou por exames rigorosos como agora. “Estava no Oeste, de Itápolis, e não tinha nada disso”, conta. Na ocasião, Paulista defendeu o Oeste no Campeonato Paulista A-3 e acabou conquistando o título da temporada.

Os jogadores voltam a treinar na próxima quinta-feira. “Vamos realizar trabalhos físicos e com bola”, define o preparador Luiz Carlos. O América estréia no Paulistão, dia 26 de janeiro contra o União São João, em Araras. As duas equipes estão no Grupo 3, ao lado de Corinthians, São Caetano, Portuguesa, Botafogo de Ribeirão Preto e Marília. Para o Paulistão, o clube rio-pretense contratou 17 jogadores. Além disso, são aguardados mais oito reforços, que devem se apresentar até quinta-feira.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso