X
X

Diário da Região

09/12/2016 - 11h43min

Queda no preço dos alimentos

Inflação de novembro é a menor desde 1998

Queda no preço dos alimentos

Divulgação O consumo desses alimentos deve ser regular no dia a dia (Foto: Divulgação)
O consumo desses alimentos deve ser regular no dia a dia (Foto: Divulgação)

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve no mês passado alta de 0,18%, a menor para meses de novembro desde 1998, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O alívio nos preços dos alimentos foi um dos principais fatores que permitiram que o indicador fechasse no nível mais baixo em 18 anos, conforme economistas. 

 

Analistas esperavam que o IPCA de novembro tivesse alta de 0,22% a 0,35%, de acordo com pesquisa do Projeções Broadcast, sistema de informações do Grupo Estado, feita com 54 instituições. Em outubro, o IPCA foi de 0,26%, quando acumulou avanço de 7,87% em 12 meses.


Em 12 meses, o resultado ficou em 6,99%, ainda muito acima do teto da meta estipulada pelo governo, de 6,5%. A taxa acumulada no ano, porém, foi de 5,97% e, a depender do resultado de dezembro, a inflação pode terminar o ano sem estourar o teto de 6,5%.


Segundo economistas, os preços dos alimentos devem continuar caindo após o encarecimento expressivo de muitos deles no meio do ano. Há ainda quem estime menor pressão das carnes que normalmente ficam mais caras nesta época do ano.
Já a recessão econômica deve limitar o aumento de preços de roupas e acessórios que normalmente acontece nesta época do ano, em razão do crescimento da demanda.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso