X
X

Diário da Região

19/01/2015 - 17h35min

São Paulo

TAM bate novo recorde ao registrar taxa de ocupação superior a 80% em 2014

São Paulo


A TAM registrou em 2014 um novo recorde histórico nas taxas de ocupação doméstica e internacional dos voos operados em 2014, conforme informou a empresa. De acordo com levantamento realizado pela aérea com base em dados operacionais preliminares do ano, a taxa de ocupação anual nos voos dentro do Brasil e para o exterior supera os 80%, maior marca alcançada pela TAM na série histórica do setor aéreo publicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Os dados oficiais relativos a dezembro ainda não foram publicados pela agência reguladora, mas o Grupo Latam, do qual a TAM faz parte, já informou que em dezembro registrou taxa de ocupação de 82,3% no voos domésticos no Brasil, consolidando um índice de 81,7% em 2014. Pelos dados da Anac, no acumulado até novembro, a TAM registrava uma taxa de ocupação de 81,4%. Em 2013 a companhia já havia conquistado seu maior índice, de 79%.

No que diz respeito ao desempenho internacional, o grupo Latam não divulga separadamente o desempenho de seus voos por país de origem. No consolidado, o grupo - sediado no Chile e com operações em diversos países latino-americanos - registrou taxa de ocupação de 85,4% em seus voos internacionais, no consolidado de 2014. De acordo com dados da Anac, compilados pela TAM, de janeiro a novembro, a aérea registra taxa de ocupação de 85%. Em 2013, a companhia obteve 80%.

"Desde 2011 estamos buscando maior eficiência e aproveitamento dos nossos ativos. Os números refletem a estratégia que adotamos diante de um cenário de alta competição e de avanço dos custos operacionais", afirmou a presidente da TAM Linhas Aéreas, Claudia Sender. Ela lembrou que há 10 anos a empresa operava com até 30% dos aviões ociosos.

O maior avanço na taxa, especialmente na ocupação doméstica da TAM, ocorreu a partir de 2012, resultado de uma estratégia de maior disciplina de oferta praticada pela empresa e por sua principal concorrente, a Gol, enquanto as duas empresas mais novatas - Azul e Avianca - seguiram buscando ampliar capacidade como forma de crescer no mercado.

De acordo com dados da Anac, com o movimento puxado pelas líderes de mercado, o setor como um todo avançou na taxa de ocupação no mercado doméstico, que registrou uma taxa de ocupação de 79,4% de janeiro a novembro, frente a 75,8% de igual período de 2013 e 72,5% de 2012.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso