X
X

Diário da Região

04/02/2015 - 14h54min

Brasília

STF começa a julgar constitucionalidade de capitalização de juros

Brasília


O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta quarta-feira, 4, a constitucionalidade da Medida Provisória 2.170, de 2001, que prevê a possibilidade de capitalização de juros.

O caso chegou à Corte em 2008, após o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) ter afastado a possibilidade de haver incidência de juros sobre juros em períodos inferiores a um ano, dando ganho de causa a uma consumidora. O Banco Fiat, parte no processo, recorreu ao Supremo contra a decisão.

O Banco Central acompanha de perto o desfecho da decisão do STF e atua como "amigo da Corte", com direito a sustentação oral no plenário. A argumentação do BC será no sentido de que a medida provisória se tornou referência não só para os bancos como também para consumidores. A declaração de inconstitucionalidade da medida, portanto, geraria insegurança e instabilidade às relações.

Mais de 13,5 mil processos estão parados nos tribunais aguardando a solução do STF. O relator do caso é o ministro Marco Aurélio Mello.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso